A proposta de pesquisa de uma equipe do Centro de Estudos de Teoria, Cultura e Pesquisa em Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) foi selecionada no primeiro edital para investimento em pesquisas inovadoras de produtos de linha branca em Minas Gerais uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Whirlpool Latin America, líder no mercado de eletrodomésticos. O grupo receberá R$ 91 mil para colocar em prática o projeto de criação de produtos de linha branca com características culturais brasileiras. O Centro de Estudos de Teoria, Cultura e Pesquisa em Design da UEMG tem como objetivo identificar e simplificar os significados presentes no design, que impactam tanto na indústria quanto no mercado. O projeto apresentado pelo grupo se propõe a investigar a possibilidade de criar produtos de linha branca que mantenham as características culturais de cada país e se tornem mais competitivos. A pergunta é: os produtos devem ser iguais em todos os países? Sem características locais, eles ficam massificados. O nosso objetivo é desenvolver produtos cuja tipologia de uso respeite a cultura de cada região, explica o coordenador do trabalho, professor Dijon de Moraes Junior. Ao todo foram recebidas seis propostas de diferentes instituições de ensino. A primeira edição foi aberta a pesquisadores ligados a universidades e centros de pesquisa nas diversas regiões de Minas Gerais para projetos de pesquisa e inovação científica e tecnológica. As áreas priorizadas foram as de design de interação; semiótica aplicada ao design; ergonomia; soluções eletroeletrônicas; entre outras, todas relacionadas à produção de linha branca, que inclui refrigeradores, freezeres, fogões, lavadoras, secadoras, fornos, coifas, climatizadores, condicionadores e depuradores de ar. Além da promoção do potencial intelectual local, essa parceria entre a Whirlpool e a Fapemig é uma ótima oportunidade para que os pesquisadores consigam representatividade. Para a Whirlpool é, também, uma maneira bastante eficiente de praticar a inovação, nesse caso aberta, e, principalmente, de conhecer e reter talentos, afirma Guilherme Lima, gerente de relações institucionais em tecnologia da Whirlpool Latin America. O presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, destaca a importância da iniciativa, que une governo e setor privado em prol da inovação. Ele adianta que já existem negociações para um novo edital na área e acredita que a demanda será maior nas próximas edições. Nesse tipo de edital, as empresas definem características muito típicas do setor empresarial e a maioria dos pesquisadores está acostumada ao setor acadêmico. Muitas vezes, eles têm boas propostas, mas que precisam ser adequadas à realidade empresarial, explica Borges. (Fonte: Fapemig)

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