A cidade de São Paulo abrigou, na última semana de julho, um conjunto inédito de atividades em que o design foi apresentado como estratégia e diferencial competitivo para a consolidação de marcas e produtos. No dia 27 teve início a exposição IDEA/Brasil, com a apresentação, no Conjunto Nacional, de 103 trabalhos de designers brasileiros; de 28 a 30 de julho foi realizada a 1a Conferência Internacional MOB Design, no campus das Faculdades Integradas Rio Branco; ainda no dia 30, no Hotel Renaissance, ocorreu a entrega do prêmio IDEA/Brasil. Todas essas atividades foram organizadas pela Associação Objeto Brasil, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) dirigida à promoção do design brasileiro no Brasil e no mercado internacional. A Anpei apoiou a realização dos eventos; além disso, a presidente Maria Angela do Rêgo Barros participou do painel O Valor do Design, durante a 1a Conferência Internacional MOB Design, e da premiação do IDEA/Brasil. Nesta ocasião, ela entregou o troféu de ouro aos estudantes Daniel Scarpim, Fernando Pretti e Rafael Aoko, da Universidade Bandeirantes, de São Bernardo do Campo (SP), que desenvolveram uma furadeira elétrica para uso doméstico, compacta e sem fio, projetada para usuários com pouca experiência na utilização de ferramentas. Conferência A 1a Conferência Internacional MOB Design abordou quatro grandes temas educação, economia, promoção e futuro e reuniu personalidades como Bruce Claxton, diretor sênior de integração de design para a segurança pública e governo da Motorola Inc; Eric Anderson, professor da Carnegie Mellon e presidente da Industrial Designer Society Of America (IDSA); Aura Oslapas, consultora de empresas da Foturne 500 e especialista em estratégia de marca e design; e o lendário Tucker Viemeister, chamado de guru pela revista BusinessWeek, entre outros especialistas nacionais e internacionais. Segundo Joice Joppert Leal, diretora da Objeto Brasil, o evento teve como principal objetivo mobilizar o setor produtivo para a importância do design e da inovação como diferencial competitivo para a criação de produtos, fidelização de clientes, aumento da qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta. Bruce Claxton, da Motorola Inc, destacou o esforço dos governantes brasileiros para mostrar o quanto é importante haver a consciência de um produto bem posicionado, de uma embalagem criativa, uma marca fortalecida e de produtos cada vez mais segmentados para fomentar os negócios não só de grandes companhias, como também de pequenas e médias empresas. Ele deu ênfase no design como instrumento importante para dar consciência à empresa na hora de desenvolver um produto. O design tem que estar nas empresas desde o momento em que ele é pensado, afirmou. Esse é um momento especial porque as pessoas estão com uma nova visão para a questão do design no mundo. Elas hoje vêem o design como um fator de inserção econômica. E o Brasil surge como um país de destaque no design, pois vem recebendo vários prêmios. Quanto mais o produto brasileiro tiver a identidade brasileira, mais ele vai ganhar espaço, enfatizou Eric Anderson. Prêmio A etapa brasileira do IDEA/Brasil antecede a edição do IDEA Awards norte-americano, considerado o Oscar do Design Internacional, criado em 1980 pela Sociedade Americana dos Designers Industriais (IDSA) com a finalidade de difundir e premiar os melhores produtos, embalagens e conceitos de desenho industrial produzidos no mundo. Na edição deste ano do IDEA/Brasil foram inscritos 103 trabalhos, o dobro do ano anterior. Eles concorreram em 14 categorias; são produtos industriais voltados ao mercado, conceitos, protótipos, ambientes e projetos de estudantes. Foram entregues também os seguintes prêmios especiais: Destaque Pequenas e Médias Empresas, com o apoio do Sebrae; Destaque Exportação, em parceria com a Apex-Brasil, Destaque Inovação, Destaque Estudante, Destaque Inclusão e Destaque Sustentabilidade. Todos os 103 trabalhos premiados ficarão expostos até 15 de agosto, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista no 2.073, esquina com a Rua Augusta), em São Paulo.

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.