19/07/2016
A partir de 1º de agosto, os processos e documentos em tramitação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) passam a ser totalmente digitais. Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), demandas que antes circulavam em pastas e arquivos, agora podem ser vistas e despachadas diretamente pelo computador.
O sistema vai ser usado para gestão de pessoas e compras e envio de ofícios, memorandos e pareceres, além dos programas de fomento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, incentivo a empresas nacionais, apoio à inovação tecnológica e ações de popularização da ciência.
“O SEI vai trazer impactos em todos os processos de trabalho, que serão readaptados. São situações novas como não precisar assinar um papel ou atribuir um número ao processo; não ficar esperando a resposta de outras áreas, já que vários setores podem trabalhar na demanda ao mesmo tempo. Tudo isso é economia de tempo e recursos”, explica a chefe substituta da Divisão de Gestão da Informação e Documentação, Thaís Somnitz.
Digitalização
O MCTIC começou a implantação do SEI em maio de 2015. Desde então, mais da metade dos servidores e terceirizados da pasta já passaram pelos cursos de capacitação no uso da ferramenta. Nesse período, o ministério também padronizou os documentos mais comuns usados na rotina de trabalho, como ofícios, memorandos e requisições. Outro esforço está na digitalização dos processos existentes. Uma estação com 10 scanners foi instalada para digitalizar mais de 5 milhões de páginas.
Com o início da operação, os processos que tramitam dentro do ministério já serão incluídos no SEI. Já as demandas que chegam do público externo ainda podem ser recebidas no formato impresso, mas logo devem ser digitalizadas pelos setores para terem prosseguimento.
História
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, e, por determinação do Ministério do Planejamento, passou a ser adotado pelos órgãos da administração federal como ferramenta para a tramitação eletrônica de processos. Até o momento, o SEI já é utilizado em 26 entidades, incluindo os ministérios da Educação, das Cidades e da Justiça. O sistema foi cedido gratuitamente para implantação no MCTIC.
(MCTIC)