Editais da Finep: 30% das propostas não passam da primeira seleção
Aproximadamente 30% dos projetos enviados à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a obtenção de recursos não-reembolsáveis não passam pela primeira fase de triagem porque apresentam algum tipo de problema. A estatística foi apresentada pelo analista de projetos da área de Promoção Institucional da Finep, Alexandre Cabral, durante o curso “Elaboração de Projetos Finep”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no último dia 22.
Segundo o analista, os erros mais comuns são os de forma, como, por exemplo, esquecer de anexar documentos e cópias do projeto, não respeitar a data limite para envio dos formulários, não atentar às condições de elegibilidade (quem pode participar das chamadas) a aos valores de contrapartida.
Outro problema é a adequação do projeto aos objetivos da chamada, respeitando os objetivos e normas. “Os projetos que passam pela triagem são avaliados qualitativamente, ou seja, são analisados tanto o conteúdo do projeto como o texto em si”, disse Cabral, acrescentando que a Finep, quando apóia um projeto, espera como resultado a melhoria de produtividade ou qualidade de um processo ou produto. “A concorrência para obtenção de recursos é grande. Por isso é tão importante prestar atenção às normas e à qualidade e conteúdo do texto”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de comunicação da Fiep