O objetivo deste curso é mostrar aos participantes a importância de gerenciar um conjunto de empreendimentos tecnológicos de forma sistemática e com metodologia. Serão apresentadas as interfaces organizacionais para que o gerenciamento de projetos possa ser efetivo, contribuindo assim para que as empresas atinjam resultados esperados e programados.

O curso será ministrado de forma remota por conta da pandemia mundial.

PÚBLICO-ALVO 

Líderes, Gerentes e Coordenadores de Projetos Tecnológicos, Gerentes de Escritórios de Projetos.

Conteúdo Programático
CONCEITOS

Introdução ao gerenciamento de portfólio de projetos e seu contexto no cenário mundial atual.

  • Quais motivos levam os executivos a optarem por Portfolio Management?
  • O que é portfólio?
  • Qual o conceito central de Portfolio Management?
ARRANJOS E INTERFACES ORGANIZACIONAIS

Apresentação das diversas formas de organizar um projeto em uma empresa. Serão discutidas as estruturas organizacionais e sua importância na condução de um empreendimento de sucesso.

  • Conceito de mecanicismo
  • Conceito de organicismo
  • Formas organizacionais
  • Formas organizacionais inovadoras
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

Apresentação de um sistema de gerenciamento de portfólio de projetos inovadores.

  • De onde surgem os projetos?
  • Caminho a percorrer até se tornar de fato um projeto na organização
  • As cestas de projetos tecnológicos
  • Proposição de um sistema de gestão de portfólio de projetos
TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

Apresentação das técnicas e ferramentas inerentes ao sistema de gestão de portfólio.

  • Técnicas de estímulo à geração de projetos tecnológicos
  • Avaliação de projetos tecnológicos
  • Scoring model
  • Metodologia AHP – Analytic Hierarchy Process

*Formas de Pagamento

  • via boleto bancário até 30/05/2021
  • Pagamento Cartão de crédito – Via Picpay

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

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Capacitar o público alvo para conhecer o programa e identificar oportunidades e otimizar seus ganhos


Público-alvo: Montadoras/autopeças e demais fornecedores do setor automotivo


Conteúdo Programático:

Rota 2030: Oportunidades, desafios e boas práticas (8 hs)

– O que é o programa: objetivos e condições para habilitação,
– Os incentivos fiscais do programa,
– As atividades de P&D elegíveis,
– Boas práticas para identificação dos projetos elegíveis, – Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento,
– Boas práticas para identificação, classificação e contabilização dos dispêndios,
– Boas práticas para atendimento a auditoria do Programa,
– Obrigações: os relatórios para comprovar os dispêndios e o atendimento aos requisitos
– Sanções administrativas: multa, cancelamento e suspensão da habilitação.

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O curso será ministrado de forma remota por conta da pandemia mundial.

 

Conteúdo Programático

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTÍMULOS À INOVAÇÃO

Entender o ambiente de inovação tecnológica no Brasil

  1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

Conhecer os diferentes conceitos de Inovação existentes.

  1. CONCEITOS DE INOVAÇÃO PARA A LEI DO BEM E CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS

Compreender o conceito de inovação tecnológica no contexto da Lei do Bem e os elementos para a identificação de projetos a serem beneficiados.

  1. TIPOS DE BENEFÍCIOS FISCAIS E DISPÊNDIOS BENEFICIÁVEIS PARA A LEI DO BEM

Conhecer os tipos de benefícios fiscais contemplados na Lei do Bem, as exigências legais para utilização deste benefício, seu funcionamento e os tipos de dispêndios beneficiáveis.

  1. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 

Compreender o processo de prestação de contas referente à utilização dos benefícios fiscais à inovação tecnológica (Lei do Bem) e melhores práticas adotada nesse processo.

 CONCLUSÃO

Refletir sobre a importância dos incentivos fiscais como alavanca de inovação na empresa.

*Formas de Pagamento

  • via boleto bancário até 18/06/2021
  • Pagamento Cartão de crédito – Via Picpay

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

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Gestão do Conhecimento em Processos de Inovação

Capacitar os participantes a entender e implementar estratégias, processos e práticas de gestão do conhecimento e processos de inteligência – com base na discussão de conceitos e metodologias e em atividades práticas e interativas – de forma alinhada à estratégia do negócio e da organização.
PÚBLICO ALVO
Executivos e profissionais envolvidos ou responsáveis por processos e práticas de gestão da inovação, monitoramento tecnológico, pesquisa e desenvolvimento, Inteligência de mercado, inteligência competitiva, inteligência estratégica, inteligência tecnológica, inovação aberta e gestão do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Capital intelectual nos negócios e organizações

• Tomada de decisão e desempenho nos níveis estratégico, tático e operacional

• Tomada de decisão e resultados de curto e longo prazo

• Informação, conhecimento e inteligência no processo de tomada de decisão

• Gestão do conhecimento e gestão de inteligência – visão integrada

• Métodos de conversão do conhecimento: aprendizagem, conhecimento e inovação

• Inteligência de mercado, inteligência competitiva, inteligência estratégica e inteligência tecnológica: convergências e diferenças

• A cadeia de valor do conhecimento e da inteligência na geração de valor

• Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e inteligência

• Gestão integrada de processos de conhecimento, inteligência e inovação

Atividades/ Cases / Exercícios

Diagnóstico simplificado de gestão do conhecimento

Diagnóstico simplificado de processos de inteligência

Discussão de casos reais

Discussão de experiências dos participantes

Atividades práticas interativas

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Anpei e Câmara Brasil–Alemanha promovem a 4ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia em 2019

Apesar de o 1º Ciclo ter se concretizado em 2016, a parceria entre a Anpei e o departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil – Alemanha existe desde 2013, com cursos independentes sobre inovação tecnológica a partir do Educanpei.

Com o objetivo de potencializar ainda mais esses conteúdos, o Ciclo foi criado em 2016 como um programa completo de capacitação, destinado para os executivos interessados em aplicar inovação e novas tecnologias nas empresas em que atuam.

Os módulos que constituem o Ciclo possuem uma sequência estratégica, mas também podem ser frequentados separadamente.

Os cursos contam com consultores renomados e experientes no mercado e com executivos de grandes empresas que já realizam, com sucesso, inovação no Brasil. Eles apresentam para os participantes como os temas debatidos são tratados no dia a dia das empresas.

1º Módulo – GESTÃO DA INOVAÇÃO

DATA: 22 e 23 de abril

Objetivo do curso:

Este curso busca capacitar os participantes nos principais processos e práticas de Gestão da Inovação. Com o foco na definição do “como fazer”, explora um framework integrado dos principais processos, das práticas e das principais ferramentas para implantação de um modelo de gestão da inovação na empresa.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/gestao-da-inovacao__439992

2º Módulo – MEGATENDÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS FUTUROS

DATA: 15 e 16 de maio

Objetivo do curso:

1. Conhecimentos concretos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro. 2. Exercitar novas formas de pensar. 3. Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários. 4. Obter habilidades estratégicas avançadas em todos os níveis, desde mini empresários, fundadores de start ups até executivos globais.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

hthttps://www.sympla.com.br/megatendencia-e-desenvolvimento-de-cenarios-futuros__440005

3º Módulo – GERAÇÃO DE IDÉIAS E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

DATA: 04 e 05 de junho

Objetivo do curso:

Este módulo busca capacitar os participantes no processo e nas ferramentas de Design Thinking com o objetivo de torna-los capazes de conceber e implantar ideias fora da caixa para solucionar desafios de negócio complexos e criar novas fontes de crescimento. A modelagem de negócios com foco na agregação de valor a estratégia da empresa.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/geracao-de-ideias-e-modelagem-de-negocios__242886

4º Módulo – MAPAS DE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA PLANEJAR P,D&I – ROADMAP

DATA: 06 de agosto

Objetivo do curso:

1- Capacitar os participantes nas técnicas para elaboração de Mapas Tecnológicos 2- Realizar oficinas para treinamento e aplicação dos conceitos e das boas práticas; 3- Qualificar os Dirigentes, Especialistas e Técnicos para que as metodologias sejam aplicadas respeitando as condições específicas das empresas; 4- Gerar mapas tecnológicos evidenciando claramente o mercado que se deseja alcançar; os produtos que a serem gerados; as tecnologias a serem desenvolvidas; os recursos humanos, equipamentos, materiais, infraestrutura e conteúdo tecnológico para cada novo processo

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/mapas-de-rotas-tecnologicas-para-planejar-pdi—roadmap__440078

5º Módulo – DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO

DATA: 07 de agosto

Objetivo do curso:

A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/desenvolvimento-da-cultura-de-inovacao__440083

6º Módulo – CORPORATE VENTURE

DATA: 02 de setembro

Objetivo do curso:

Conceber estratégias e planos de ação para desenvolvimento de empresas de grande e médio porte por meio da parceria e investimento em startups inovadoras criadas por empreendedores externos e/ou internos que tragam resultados mensuráveis já no curto prazo.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/corporate-venture__242894

7º Módulo – ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

DATA: 12 e 13 de novembro

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar um Plano de Negócio para projetos de inovação e captação de recursos, respeitando os critérios de análise e seleção das principais instituições como a Finep, BNDES, BRDE e SESI/SENAI INOVAÇÃO. O diferencial desta capacitação está na metodologia prática que permite a aplicação imediata dos participantes na elaboração de um Plano de Negócio. Esta se dá através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos, análise de planos modelo e elaboração baseado em produto/serviço inovador.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/elaboracao-de-projetos-para-captacao-de-recursos__242901

INVESTIMENTO P/ O CICLO DE CAPACITAÇÃO:

R$ 4.850,00 para associados ANPEI e AHK

R$ 6.850,00 para não associados

Os cursos também serão comercializado em módulos individuais:

R$ 1.760,00 não associados – 16 horas

R$ 990,00 associados – 16 horas

R$ 960,00 não associados – 8 horas

R$ 720,00 associados – 8 horas.

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

obs: podendo ser divido em até 4 vezes

Para mais informações, entre em contato com Fernando Gonçalves (11) 38461334 fernando@anpei.org.br

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Este curso tem como objetivo apresentar o processo de gerenciamento de riscos em projetos, visando melhorar as possibilidades do profissional quanto sua influência no âmbito do gerenciamento de projetos. 

Programação

Contexto de Risco

Introdução ao gerenciamento de risco em projetos e seu contexto no cenário mundial atual.

  • Quais as origens do termo risco?
  • O que é risco?
  • Proposição de um sistema de gestão de risco

Planejamento da Gestão do Risco

Apresentação dos elementos que ajudam o gerente de risco/projetos a decidir e abordar o gerenciamento de riscos no projeto.

  • Como abordar os riscos de projetos?
  • Como constituir um plano de gerenciamento de riscos?
  • O que deve conter um plano de risco?

Identificação do Risco

Apresentação dos aspectos que envolvem a identificação de riscos em projetos. Serão vistas ferramentas para levantamento de informações muito utilizadas no exercício de identificação de riscos.

  • Como identificar os riscos em projetos?
  • Quais as fontes de riscos?
  • Como elaborar uma lista de riscos em projetos? Como documentá-los?

Avaliação Qualitativa e Quantitativa

Apresentação das questões referentes à análise numericamente das probabilidades e seus impactos dos riscos identificados, nos projetos.

  • Como avaliar os riscos do projeto?
  • Os impactos dos riscos nos projetos são relevantes?
  • Como mensurar as probabilidades?
  • Simulação é útil? Por quê?

Resposta ao Risco

Apresentação das possíveis contribuições referentes às alternativas para ampliar as oportunidades e reduzir as ameaças dos eventos nos projetos.

  • Como elaborar um plano de contingência?
  • Quais os aspectos dos recursos devem ser considerados?
  • Definição de estratégias para tratamento dos riscos:

– Aceite

– Mitigação

– Transferência

– Evitar a ocorrência

– Aproveitar

– Explorar

– Ignorar

  • Como verificar se os riscos foram minimizados ou maximizados?

Avaliação Qualitativa e Quantitativa

Apresentação das possíveis formas de controle do risco visando reagir às mudanças durante o projeto.

  • As respostas aos riscos estão sendo implementadas?
  • Novos riscos podem aparecer?
  • As premissas dos projetos ainda estão válidas?
  • Os objetivos serão atingidos?

Carga Horária: 16 horas

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A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação. 

Programação

Período da manhã

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:

  • Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual);
  • Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação – exercício prático com aplicação por organização;
  • Estrutura organizacional para inovar;
  • Gestão de times inovadores;
  • Relacionamento com ecossistema de inovação (interno e externo);
  • Processos para fazer inovação acontecer.

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimento da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

  • Definindo objetivos da comunicação para cada stakeholder da cadeia de inovação: o que comunicar; estruturação de key messages;
  • Plano de Comunicação eficaz: traduzindo a estratégia para o engajamento;
  • Desenvolvimento de um plano de Comunicação com o grupo.

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

  • Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;
  • Estudos de caso relacionado ao conteúdo do curso;
  • Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;
  • Assessment octógono da Inovação (será realizado durante o curso);
  • E-learning de aprofundamento (posterior ao curso);
  • Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).
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A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação. 

Programação

Período da manhã

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos;

  • Identificação da necessidade de inovação e do papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar;
  • Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação;
  • Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades;
  • Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar;
  • Avaliação de Perfil de Inovadores (teste prévio);
  • Estruturas, times de Inovação e governança;
  • Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual);
  • Treinamentos e Workshops;

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimento da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

  • Fundamentos de comunicação (emissor, receptor e mensagem);
  • Identificando públicos da cadeia de inovação;
  • Gestão de relacionamento com base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação (teste IPI);
  • Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar; estruturação de key messages;
  • Estratégias de engajamento na cultura de inovação (ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento);
  • Case de um plano de comunicação de sucesso.

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

  • Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;
  • Estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;
  • Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;
  • Assessment de competências de inovação individual (IPI) – incluso no curso e deve ser trazido no dia;
  • Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).

CARGA HORÁRIA: 08 horas

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Aumentar abrangência, profundidade e efetividade dos participantes nas atividades do conteúdo programático.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que já tenham experiencias com busca e análise de informações tecnológicas ( Patentes, Artigos , Notícias , Informações de Negócios ). Particularmente membros do comitê de PI da Anpei ou indicados por eles que tenham experiência com base busca e análise de informações.
CONTEÚDO PROGRMÁTICO 

Workshop avançado com 8 horas presenciais, mais 1 hora de tutoria individual, remotamente. Tem como público alvo profissionais que já realizam atividades de busca e análise estratégica de informações contidas em patentes, artigos científicos, notícias e outras fontes de informações. O programa será iniciado por uma breve revisão sobre fontes, ferramentas e técnicas. Em seguida serão realizadas atividades práticas em que os participantes trabalharão “com a mão na massa” em casos concretos de seu interesse, com acesso online a sistemas de informação. Serão abordadas questões como criação de estratégias de busca, exportação de dados, análise e comunicação de resultados. As atividades serão conduzidas em um ambiente colaborativo de troca de dúvidas, práticas e dicas entre os participantes. Como complemento às atividades presenciais, será disponibilizada ainda 1 hora de tutoria individual “online” para cada participante, por um prazo de até 10 dias após o encontro. Objetivando um melhor aproveitamento didático, a turma será limitada a apenas 12 participantes. Com esse mesmo objetivo, a confirmação das inscrições será precedida de análise curricular e de entrevista com os candidatos para seleção, aferição de expectativas e identificação de casos a serem trabalhados.

CARGA HORÁRIA: 8 horas presencial + 1 hora Online

 

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Transmitir ferramentas e experiências concretas de uma nova visão de liderança, adequada ao momento de transformações que vivemos hoje e essenciais para a promoção de inovação.

PÚBLICO ALVO

Líderes e gestores de áreas envolvidas com inovação – diretores e gerentes de marketing, produto, pesquisa e desenvolvimento, etc

PROGRAMAÇÃO 

* Alguns elementos nos movem constantemente no aprimoramento, tais como relações interpessoais, a crescente velocidade de mudança de paradigmas, evolução tecnológica e de comunicação, assim como a crescente necessidade por mais qualidade de vida.

* Hoje, mais do que nunca, um estilo de liderança mais autêntico é crucial para inspirar comprometimento e resultados verdadeiramente inovadores. Foi-se o tempo em que a separação profissional / pessoal fazia sentido. Precisamos ser aptos a engajar verdadeiramente as equipes envolvidas com inovação dentro da organização. Apenas assim conseguiremos responder com a velocidade necessária às necessidades do mercado.

* Em inovação, há uma diversidade de formações e de experiências dos profissionais envolvidos. É comum profissionais técnicos evoluírem para posições de liderança pelo seu papel no processo de inovação, seu desafio é desenvolver demais habilidades e conseguir transitar os diferentes níveis e expectativas dentro da organização. Profissionais da administração tem o desafio de articular equipes de diversas áreas com conhecimento técnico mais profundo que o seu. Em ambos os casos, habilidades de liderança são mais exigidas do que em um gestor que não lida com a pluralidade e velocidade do mundo da inovação.

* A base do curso é trabalhar sobre o que somos para fazer melhor o que fazemos, colocando o foco nas pessoas e seus talentos. O ministrante irá compartilhar sua experiência sobre como estabelecer uma liderança sólida, baseada em autoridade com comprometimento – construindo um ambiente de trabalho mais produtivo através da confiança, construindo uma base ética sólida e encorajando líderes de todas formações e experiências a se superarem em todos os aspectos.

Atividades/ Cases / Exercícios

Análise do caso da Federação da Argentina do DeRose Method: abertura e crescimento de 13 empresas nos últimos 25 anos, bem como o estilo de liderança exercida dentro de cada empresa e na organização que une todas.

CARGA HORÁRIA: 8 horas

 

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