Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar projetos de inovação para o setor, respeitando os critérios de análise e seleção das instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, com ênfase na Subvenção Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, sendo que ambos possuem programas de fomento à inovação tecnológica com verbas específicas. O diferencial desta capacitação está na metodologia prática quer permite a aplicação imediata dos participantes na descrição de projetos. Esta se dá através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos; bem como, na análise crítica dos resultados da capacitação – projetos descritos e a utilização de ‘produto/serviço inovador lúdico’ para descrição do projeto.

PÚBLICO ALVO

Empresários de micro, pequenas e médias empresas. Colaboradores e gestores dos departamentos de P&D&I de empresas de médio e grande porte.


PROGRAMAÇÃO

1ª etapa
1. Inovação para as agências de Fomento
2. Principais Instituições de Fomentos e respectivos Programas de incentivo à inovação
3. Dicas para preenchimento dos formulários de projetos de inovação
4. Análise de edital público e atividade prática de Checklist

2ª etapa*
1. Orientações quanto ao preenchimento dos formulários de propostas
2. Descrição de um projeto utilizando ‘produto lúdico inovador’
3. Análise crítica dos projetos descritos pelas equipes.
(*) Trabalho desenvolvido com um tipo de formulário (FINEP, BNDES, CNPQ) a ser definido.

PROGRAMA

1. O que é inovação para as Instituições de Fomento?

  1. Definições
    b. Tipos e intensidades da inovação
    c. Invenção e inovação
  2. A gestão da inovação nas empresas
  3. A empresa inovadora e os caminhos para a inovação
    b. Obstáculos para a inovação nas empresas
  4. A legislação da inovação no Brasil
  5. Situação atual da inovação no Brasil
    b. Renúncias fiscais, subvenção e linhas de financiamento
    c. As leis 10.973, 11.077 e 11.196
  6. Instrumentos de apoio à inovação: a FINEP
  7. Financiamento reembolsável padrão
    b. Os Programas FINEP
    c. Os editais de subvenção econômica
  8. Instrumentos de apoio à inovação: o BNDES
  9. Visão geral das linhas de apoio
    b. Linhas de Apoio à Inovação – Linha Inovação Tecnológica
    c. BNDES Funtec
  10. Instrumentos de apoio à inovação: CNPQ, Inova Talentos, EMBRAPII e SESI/SENAI Inovação
  11. Visão geral das linhas de apoio
    b. Linhas de Apoio à Inovação
  12. Incentivos Fiscais: Lei do Bem e Lei de Informática
  13. Visão geral das linhas de apoio
    b. Lei do Bem
    c. Lei de Informática
  14. Editais e chamadas públicas de apoio à Inovação
  15. Caracterização das chamadas
    b. Checklist e análise de editais
    c. Elegibilidade
    d. Regras de avaliação
  16. Elaboração de Projetos
  17. Formatação do Modelo de negócios e Canvas
    b. Formulário de Apresentação de Projetos
    c. Dicas de preenchimento
    d. Erros mais comuns
    e. Exercícios práticos

    *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 18/03/2022

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Capacitar o público alvo para conhecer o programa e identificar oportunidades e otimizar seus ganhos


Público-alvo: Montadoras/autopeças e demais fornecedores do setor automotivo


Conteúdo Programático:

Rota 2030: Oportunidades, desafios e boas práticas (8 hs)

– O que é o programa: objetivos e condições para habilitação,
– Os incentivos fiscais do programa,
– As atividades de P&D elegíveis,
– Boas práticas para identificação dos projetos elegíveis, – Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento,
– Boas práticas para identificação, classificação e contabilização dos dispêndios,
– Boas práticas para atendimento a auditoria do Programa,
– Obrigações: os relatórios para comprovar os dispêndios e o atendimento aos requisitos
– Sanções administrativas: multa, cancelamento e suspensão da habilitação.

  • *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 08/03/2022

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O curso será ministrado de forma remota por conta da pandemia mundial.

 

Conteúdo Programático

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTÍMULOS À INOVAÇÃO

Entender o ambiente de inovação tecnológica no Brasil

  1. CONCEITO DE INOVAÇÃO

Conhecer os diferentes conceitos de Inovação existentes.

  1. CONCEITOS DE INOVAÇÃO PARA A LEI DO BEM E CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS

Compreender o conceito de inovação tecnológica no contexto da Lei do Bem e os elementos para a identificação de projetos a serem beneficiados.

  1. TIPOS DE BENEFÍCIOS FISCAIS E DISPÊNDIOS BENEFICIÁVEIS PARA A LEI DO BEM

Conhecer os tipos de benefícios fiscais contemplados na Lei do Bem, as exigências legais para utilização deste benefício, seu funcionamento e os tipos de dispêndios beneficiáveis.

  1. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 

Compreender o processo de prestação de contas referente à utilização dos benefícios fiscais à inovação tecnológica (Lei do Bem) e melhores práticas adotada nesse processo.

 CONCLUSÃO

Refletir sobre a importância dos incentivos fiscais como alavanca de inovação na empresa.

*Formas de Pagamento
  • Boleto bancário
  • Transferência
  • Empenho
  • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

Política de desconto para não associados

A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 16/03/2022

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Objetivo do Curso

Conhecer os aspectos que caracterizam uma cultura de inovação, mapear o estágio atual de maturidade e definir um plano para implementação de uma cultura de inovação madura em uma organização.

Público-alvo

Gerentes de Inovação, Gerentes de RH, Líderes de projetos/times de inovação, Gestores e Líderes de equipes inovadoras.

Conteúdo Programático

  • Cultura organizacional como premissa para inovação;
  • Papel da liderança na cultura da inovação;
  • Estrutura dos estágios de evolução da cultura da inovação organizacional;
  • Mapeamento do estágio atual de maturidade;
  • Plano de ação para desenvolvimento da cultura da inovação em uma organização.

Atividades/ Cases / Exercícios

  • Painel da cultura da inovação
  • Mapa da Maturidade da Cultura de uma organização
  • Elaboração do plano de ação
  • *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 08/02/2022

 

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Proporcionar as empresas melhor conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como identificar e utilizar seus benefícios – com foco na legislação que definiu os incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem) e sua regulamentação. Apresentar os novos programas de fomento e recursos disponíveis no BNDES para inovação.

PÚBLICO ALVO

Empresários, gestores de P&D e técnicos, advogados, contadores e profissionais ligados à pesquisa e desenvolvimento.

Conteúdo Programático

  • Inovação para captação de recursos
  • Reembolsáveis, não reembolsáveis e incentivos fiscais
  • Programas: BNDES, FINEP, CNPq, EMBRAPII, FAPESP, SENAI
  • Lei do Bem
  • Lei de Informática
  • Pontos de dúvidas e discussão referentes a legislação de incentivos fiscais
  • *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 28/02/2022

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Gestão do Conhecimento em Processos de Inovação

Capacitar os participantes a entender e implementar estratégias, processos e práticas de gestão do conhecimento e processos de inteligência – com base na discussão de conceitos e metodologias e em atividades práticas e interativas – de forma alinhada à estratégia do negócio e da organização.
PÚBLICO ALVO
Executivos e profissionais envolvidos ou responsáveis por processos e práticas de gestão da inovação, monitoramento tecnológico, pesquisa e desenvolvimento, Inteligência de mercado, inteligência competitiva, inteligência estratégica, inteligência tecnológica, inovação aberta e gestão do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Capital intelectual nos negócios e organizações

• Tomada de decisão e desempenho nos níveis estratégico, tático e operacional

• Tomada de decisão e resultados de curto e longo prazo

• Informação, conhecimento e inteligência no processo de tomada de decisão

• Gestão do conhecimento e gestão de inteligência – visão integrada

• Métodos de conversão do conhecimento: aprendizagem, conhecimento e inovação

• Inteligência de mercado, inteligência competitiva, inteligência estratégica e inteligência tecnológica: convergências e diferenças

• A cadeia de valor do conhecimento e da inteligência na geração de valor

• Práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e inteligência

• Gestão integrada de processos de conhecimento, inteligência e inovação

Atividades/ Cases / Exercícios

Diagnóstico simplificado de gestão do conhecimento

Diagnóstico simplificado de processos de inteligência

Discussão de casos reais

Discussão de experiências dos participantes

Atividades práticas interativas

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Anpei e Câmara Brasil–Alemanha promovem a 4ª edição do Ciclo de Capacitação em Inovação e Tecnologia em 2019

Apesar de o 1º Ciclo ter se concretizado em 2016, a parceria entre a Anpei e o departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil – Alemanha existe desde 2013, com cursos independentes sobre inovação tecnológica a partir do Educanpei.

Com o objetivo de potencializar ainda mais esses conteúdos, o Ciclo foi criado em 2016 como um programa completo de capacitação, destinado para os executivos interessados em aplicar inovação e novas tecnologias nas empresas em que atuam.

Os módulos que constituem o Ciclo possuem uma sequência estratégica, mas também podem ser frequentados separadamente.

Os cursos contam com consultores renomados e experientes no mercado e com executivos de grandes empresas que já realizam, com sucesso, inovação no Brasil. Eles apresentam para os participantes como os temas debatidos são tratados no dia a dia das empresas.

1º Módulo – GESTÃO DA INOVAÇÃO

DATA: 22 e 23 de abril

Objetivo do curso:

Este curso busca capacitar os participantes nos principais processos e práticas de Gestão da Inovação. Com o foco na definição do “como fazer”, explora um framework integrado dos principais processos, das práticas e das principais ferramentas para implantação de um modelo de gestão da inovação na empresa.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/gestao-da-inovacao__439992

2º Módulo – MEGATENDÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE CENÁRIOS FUTUROS

DATA: 15 e 16 de maio

Objetivo do curso:

1. Conhecimentos concretos das megatendências que estão atualmente moldando o futuro. 2. Exercitar novas formas de pensar. 3. Uma introdução concreta ao método passo-a-passo para criar cenários. 4. Obter habilidades estratégicas avançadas em todos os níveis, desde mini empresários, fundadores de start ups até executivos globais.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

hthttps://www.sympla.com.br/megatendencia-e-desenvolvimento-de-cenarios-futuros__440005

3º Módulo – GERAÇÃO DE IDÉIAS E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

DATA: 04 e 05 de junho

Objetivo do curso:

Este módulo busca capacitar os participantes no processo e nas ferramentas de Design Thinking com o objetivo de torna-los capazes de conceber e implantar ideias fora da caixa para solucionar desafios de negócio complexos e criar novas fontes de crescimento. A modelagem de negócios com foco na agregação de valor a estratégia da empresa.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/geracao-de-ideias-e-modelagem-de-negocios__242886

4º Módulo – MAPAS DE ROTAS TECNOLÓGICAS PARA PLANEJAR P,D&I – ROADMAP

DATA: 06 de agosto

Objetivo do curso:

1- Capacitar os participantes nas técnicas para elaboração de Mapas Tecnológicos 2- Realizar oficinas para treinamento e aplicação dos conceitos e das boas práticas; 3- Qualificar os Dirigentes, Especialistas e Técnicos para que as metodologias sejam aplicadas respeitando as condições específicas das empresas; 4- Gerar mapas tecnológicos evidenciando claramente o mercado que se deseja alcançar; os produtos que a serem gerados; as tecnologias a serem desenvolvidas; os recursos humanos, equipamentos, materiais, infraestrutura e conteúdo tecnológico para cada novo processo

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/mapas-de-rotas-tecnologicas-para-planejar-pdi—roadmap__440078

5º Módulo – DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO

DATA: 07 de agosto

Objetivo do curso:

A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/desenvolvimento-da-cultura-de-inovacao__440083

6º Módulo – CORPORATE VENTURE

DATA: 02 de setembro

Objetivo do curso:

Conceber estratégias e planos de ação para desenvolvimento de empresas de grande e médio porte por meio da parceria e investimento em startups inovadoras criadas por empreendedores externos e/ou internos que tragam resultados mensuráveis já no curto prazo.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/corporate-venture__242894

7º Módulo – ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

DATA: 12 e 13 de novembro

Objetivo do curso:

Capacitar os participantes de forma dinâmica e prática a elaborar um Plano de Negócio para projetos de inovação e captação de recursos, respeitando os critérios de análise e seleção das principais instituições como a Finep, BNDES, BRDE e SESI/SENAI INOVAÇÃO. O diferencial desta capacitação está na metodologia prática que permite a aplicação imediata dos participantes na elaboração de um Plano de Negócio. Esta se dá através do desenvolvimento de atividades práticas para fixação dos conceitos, análise de planos modelo e elaboração baseado em produto/serviço inovador.

link do conteúdo programático e inscrição abaixo:

https://www.sympla.com.br/elaboracao-de-projetos-para-captacao-de-recursos__242901

INVESTIMENTO P/ O CICLO DE CAPACITAÇÃO:

R$ 4.850,00 para associados ANPEI e AHK

R$ 6.850,00 para não associados

Os cursos também serão comercializado em módulos individuais:

R$ 1.760,00 não associados – 16 horas

R$ 990,00 associados – 16 horas

R$ 960,00 não associados – 8 horas

R$ 720,00 associados – 8 horas.

Política de Desconto:

2 inscrições da mesma empresa – 5 % de desconto
3 inscrições da mesma empresa – 10 % de desconto
4 inscrições da mesma empresa – 15 % de desconto
Acima de 5 inscrições – 20 % de desconto

obs: podendo ser divido em até 4 vezes

Para mais informações, entre em contato com Fernando Gonçalves (11) 38461334 fernando@anpei.org.br

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Este curso tem como objetivo apresentar o processo de gerenciamento de riscos em projetos, visando melhorar as possibilidades do profissional quanto sua influência no âmbito do gerenciamento de projetos. 

Programação

Contexto de Risco

Introdução ao gerenciamento de risco em projetos e seu contexto no cenário mundial atual.

  • Quais as origens do termo risco?
  • O que é risco?
  • Proposição de um sistema de gestão de risco

Planejamento da Gestão do Risco

Apresentação dos elementos que ajudam o gerente de risco/projetos a decidir e abordar o gerenciamento de riscos no projeto.

  • Como abordar os riscos de projetos?
  • Como constituir um plano de gerenciamento de riscos?
  • O que deve conter um plano de risco?

Identificação do Risco

Apresentação dos aspectos que envolvem a identificação de riscos em projetos. Serão vistas ferramentas para levantamento de informações muito utilizadas no exercício de identificação de riscos.

  • Como identificar os riscos em projetos?
  • Quais as fontes de riscos?
  • Como elaborar uma lista de riscos em projetos? Como documentá-los?

Avaliação Qualitativa e Quantitativa

Apresentação das questões referentes à análise numericamente das probabilidades e seus impactos dos riscos identificados, nos projetos.

  • Como avaliar os riscos do projeto?
  • Os impactos dos riscos nos projetos são relevantes?
  • Como mensurar as probabilidades?
  • Simulação é útil? Por quê?

Resposta ao Risco

Apresentação das possíveis contribuições referentes às alternativas para ampliar as oportunidades e reduzir as ameaças dos eventos nos projetos.

  • Como elaborar um plano de contingência?
  • Quais os aspectos dos recursos devem ser considerados?
  • Definição de estratégias para tratamento dos riscos:

– Aceite

– Mitigação

– Transferência

– Evitar a ocorrência

– Aproveitar

– Explorar

– Ignorar

  • Como verificar se os riscos foram minimizados ou maximizados?

Avaliação Qualitativa e Quantitativa

Apresentação das possíveis formas de controle do risco visando reagir às mudanças durante o projeto.

  • As respostas aos riscos estão sendo implementadas?
  • Novos riscos podem aparecer?
  • As premissas dos projetos ainda estão válidas?
  • Os objetivos serão atingidos?

Carga Horária: 16 horas

  • *Formas de Pagamento
    • Boleto bancário
    • Transferência
    • Empenho
    • Cartão de crédito – Via picpay (tx adm de 1,99%)

    Política de desconto para não associados

    A partir de 2 pessoas – entrar em contato através do e-mail – educacao@anpei.org.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

01/01/2022 – 08/02/2022

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A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação. 

Programação

Período da manhã

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos:

  • Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual);
  • Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação – exercício prático com aplicação por organização;
  • Estrutura organizacional para inovar;
  • Gestão de times inovadores;
  • Relacionamento com ecossistema de inovação (interno e externo);
  • Processos para fazer inovação acontecer.

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimento da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

  • Definindo objetivos da comunicação para cada stakeholder da cadeia de inovação: o que comunicar; estruturação de key messages;
  • Plano de Comunicação eficaz: traduzindo a estratégia para o engajamento;
  • Desenvolvimento de um plano de Comunicação com o grupo.

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

  • Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;
  • Estudos de caso relacionado ao conteúdo do curso;
  • Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;
  • Assessment octógono da Inovação (será realizado durante o curso);
  • E-learning de aprofundamento (posterior ao curso);
  • Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).
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A inovação é um fenômeno organizacional dependente da colaboração entre profissionais internos e externos à empresa. A forma como as pessoas se comportam em relação ao trabalho define a cultura da organização e impacta positiva ou negativamente na inovação. 

Programação

Período da manhã

Para trabalhar com o desafio de potencializar a cultura de inovação serão tratados os seguintes pontos;

  • Identificação da necessidade de inovação e do papel da inovação na estratégia, quanto de inovação é necessário; o que é inovação para empresa e onde ela quer inovar;
  • Diagnóstico de Cultura de Inovação: octógono da Inovação;
  • Desenvolvimento de competências, comportamentos, habilidades;
  • Liderança: engajamento e formação de líderes para inovar;
  • Avaliação de Perfil de Inovadores (teste prévio);
  • Estruturas, times de Inovação e governança;
  • Processos organizacionais e alinhamento de Políticas de Gestão de Pessoas (mecanismos de remuneração, reconhecimento e avaliação de desempenho individual);
  • Treinamentos e Workshops;

Período da tarde

Para desenvolver a comunicação como estratégia no desenvolvimento da cultura de inovação, serão abordados os seguintes temas:

  • Fundamentos de comunicação (emissor, receptor e mensagem);
  • Identificando públicos da cadeia de inovação;
  • Gestão de relacionamento com base nos distintos potenciais para o desenvolvimento da inovação (teste IPI);
  • Definindo objetivos da comunicação; o que comunicar; estruturação de key messages;
  • Estratégias de engajamento na cultura de inovação (ferramentas de interação e incentivo/reconhecimento);
  • Case de um plano de comunicação de sucesso.

Atividades/ Cases / Exercícios

Com didática criativa, mesclamos atividades distintas para tornar o programa mais interativo, agradável e eficiente em termos de aprender para fazer:

  • Exposições dialogadas e exemplificadas para a troca de experiências entre o professor e os alunos;
  • Estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;
  • Exercícios para a aplicação dos conceitos apresentados;
  • Assessment de competências de inovação individual (IPI) – incluso no curso e deve ser trazido no dia;
  • Grupo para discussão e troca de experiências sobre o tema (posterior ao curso).

CARGA HORÁRIA: 08 horas

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