A inovação como diferencial competitivo, do conceito à prática, foi o tema dos workshops realizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), Sebrae Nacional e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), em quatro municípios da região sudoeste do estado. Além de trazer conceitos e sensibilizar os mais de 200 empreendedores e empresários que participaram dos workshops em Salto do Lontra, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco, os eventos empolgaram ao trazer casos de sucesso de empresas regionais que usaram ferramentas de gestão, marketing e mercado para inovar e crescer. Ao todo, são 100 workshops de norte a sul do Brasil, com o tema “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação”. No sudoeste do estado, os workshops foram realizados especificamente para empreendedores e empresários dos setores do varejo e de serviços. Em linhas gerais, foram abordados aspectos como a definição de inovação; os tipos e formas de inovação; as posturas que devem ser adotadas pelos empresários para inovar; custos e riscos do processo; e ganhos da inovação, específicos em cada um desses setores. Além dos workshops e orientações dos especialistas, os empresários conheceram casos de empresas beneficiadas com modelos de inovação na sua própria cidade e região. Tradição gera inovação Em Francisco Beltrão, o empresário Robson Ferrari dos Santos montou em 2005 uma fábrica de bombachas, a calça da vestimenta do gaúcho. Começou a inovação com primeira fábrica do gênero no Paraná, continuou com o lançamento da loja virtual e segue com a ampliação da indústria e novos produtos como chapéus, botas e artigos para churrasco, chimarrão, entre outros. “Depois de abrir a loja física em 2008, percebemos a procura pelo produto e a gente não tinha como enviar fotos, por exemplo. Assim, optamos por fazer um site, o que abriu ainda mais nosso mercado”, contou. A indústria que produz uma média de 180 bombachas ao dia, já vende, inclusive para o exterior. “Um rapaz que fazia compras para uma churrascaria nos Estados Unidos viu a nossa marca e procurou na internet. Encontrando o site, fez contato e adquiriu peças e mesmo sendo entregue lá, ainda conseguiu obter um preço bem competitivo”, lembrou Robson. A empresa beltronense emprega 35 pessoas na fabricação de bombachas. Inovação em casa O consultor do Sebrae/PR em Pato Branco César Colini classifica como positivas a participação e o resultado dos workshops, justamente por terem exemplos práticos de empresas que inovaram para crescer. “A experiência dividida de forma solidária com outros empreendedores certamente trouxe um ganho em conhecimento para todos. Nós só temos que agradecer aos empresários que se dispuseram em contar sua trajetória e reforçar a parceria do Sebrae/PR com todas empresas que desejam inovar e crescer”, completou. A programação dos workshops ainda teve a apresentação de ferramentas que auxiliam as pequenas empresas a praticarem a inovação. Um exemplo é o Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia), uma solução do Sebrae destinada às empresas com faturamento anual inferior a R$ 2,4 milhões, dos setores do comércio, indústria, serviços e agronegócio. Os serviços tecnológicos oferecidos abrangem as áreas de design, metrologia, alimentos seguros, desenvolvimento de novos produtos, meio ambiente, eficiência energética, saúde e segurança no trabalho e tecnologia industrial básica. (Fonte: Agência Sebrae)

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