Baseada em Belo Horizonte, a empresa IDXP Tecnologia saiu de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos com um prêmio mundial. A startup faturou no dia 3 de fevereiro o prêmio da votação popular na etapa final do IBM SmartCamp. O projeto apresentado pela IDXP ficou em segundo lugar na categoria principal, na qual investidores, executivos do time mundial da IBM e empresários participaram do júri. A vencedora da noite foi a empresa irlandesa Profitero. O IBM SmartCamp tem foco na aceleração do desenvolvimento de soluções que exploram a vasta quantidade de informações já disponíveis nas cidades e que visam oferecer melhores serviços aos cidadãos. A IBM oferece mentorização para startups em estágio inicial e também facilita o acesso a empresas de capital de risco. O foco da iniciativa é estimular o desenvolvimento de soluções de tecnologia em linha com a estratégia Planeta Mais Inteligente da IBM. A IDXP representou o Brasil na final mundial após ficar em primeiro lugar no IBM SmartCamp Brazil 2011, que contou com mais de 100 empresas que apresentaram suas soluções. A premiação brasileira ocorreu em novembro do ano passado. No Vale do Silício, a IDPX concorreu com outras oito startups que venceram as etapas de Barcelona, Tel Aviv, Bangalore, Nova York, Xangai, Londres, Austin e Istambul. Durante a apresentação, a tecnologia da IDXP, focada na análise do comportamento do consumidor, foi vista por empreendedores, investidores e mentores internacionais. “Um aspecto importante dessa parceria foi o processo de mentorização. Tivemos acesso a mentes brilhantes do Brasil e do mundo, entre acadêmicos, empreendedores e investidores. Outro ponto interessante foi o acesso ao enorme portfólio de soluções tecnológicas, que nos permitiu elevar a um novo patamar o valor da nossa oferta para o mercado. Além disso, o fato de a IBM ser uma empresa mundial, com equipes de vendas espalhadas pelos quatro cantos do planeta, abriu grandes oportunidades para nós. Já estamos conversando com grandes varejistas não só do Brasil, como dos Estados Unidos e Europa”, comemora Gustavo Lemos, CEO da startup. A empresa mineira criou uma tecnologia de sensores inteligentes que, instalada em lojas e carrinhos de compras, permite aos varejistas monitorarem o comportamento dos consumidores dentro de lojas em tempo real. Com essas informações, as análises geradas possibilitam ações que aumentem as taxas de conversão e de vendas, medindo e avaliando sua eficácia. É muito gratificante para a IBM auxiliar essa nova geração de empresários inovadores com soluções alinhadas à sua estratégia de Planeta Mais Inteligente em setores como trânsito e transporte, análise de dados, gestão da informação, recursos naturais e, no caso da IDXP, análise comportamental de compradores em um varejo mais inteligente, ressalta o gerente do Centro de Inovação da IBM Brasil, Ricardo Mansano. (Com informações da IBM)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.