27/01/2017
O governo britânico trará ao Brasil uma delegação de 14 empresas interessadas em estabelecer parcerias para desenvolver projetos de cidades inteligentes (smart cities). Na agenda dessas empresas, há workshops em São Paulo (SP) e em Belo Horizonte (MG). Na capital paulista, 37 empresas brasileiras estarão presentes em 23 de janeiro, e na capital mineira, 27 empresas nacionais comparecerão em 25 de janeiro.
A iniciativa faz parte do edital lançado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a agência britânica de inovação Innovate UK, em novembro do ano passado, para projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de smart cities. A chamada busca estimular parcerias entre empresas brasileiras e britânicas interessadas em desenvolver soluções tecnológicas em resposta aos desafios sociais, ambientais e econômicos das cidades brasileiras e mundiais. Os interessados têm até 3 de maio para se inscreverem.
São abrangidos no escopo do edital projetos como plataformas digitais para integração de serviços públicos, sistemas para coleta e interpretação de Big Data, software e equipamentos para redes elétricas inteligentes, soluções de Internet das Coisas para veículos, sistemas para a gestão predial de água e energia, soluções para armazenamento de energia distribuída, entre outros.
O edital será financiado pelo Fundo Newton em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii). Nesta chamada, o BNDES pode apoiar empresas brasileiras através de dois instrumentos diferentes: o Programa MPME Inovadora, especialmente para as micro, pequenas e médias empresas; e a Linha de Inovação para propostas acima de R$ 1 milhão.
Para mais informações, acesse o edital completo aqui.
(Agência ABIPTI, com informações do MDIC)