Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevComunidade virtual da X Conferência Anpei reúne informações sobre o evento31 março 2010NextEdital Senai Sesi de Inovação disponibiliza R$ 13 Milhões07 abril 2010
  • ANPEInews

Empresas de TI brasileiras almejam mercado externo

1 de abril de 2010in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

O bom momento que vive o mercado nacional de tecnologia da informação (TI) inspira empresas a sonhar com o mercado internacional e ampliar a participação na cifra de cerca de US$ 80 bilhões movimentados pelo setor, do qual o Brasil tem uma pequena fatia de US$ 3 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Tais oportunidades atraíram Marcelo Astrachan, presidente da integradora de TI Cyberlynxx e ex-sócio da multinacional Accenture – empresa que fatura globalmente US$ 21,58 bilhões atualmente -, onde ficou por 18 anos. De olho no potencial exportador do mercado brasileiro, Astrachan compara o mercado de TI ao sucesso de mercados como agronegócios ou siderurgia, nos quais o País tem expressiva participação, e já pensa em aquisições para chegar a um faturamento de R$ 100 milhões em dois anos. Como parte fundamental nos processos de companhias de diversos setores, a integradora de TI fornece equipamentos e softwares e auxiliam na integração propriamente com sistemas já existentes. Astrachan ainda vê como pouco expressiva a participação do Brasil no mercado internacional. “O resultado do Brasil em exportações ainda é um fracasso”, afirma. “Eu não discuto os números oficiais, mas na minha opinião eles estão inflados”, afirma o executivo, que completa: “mas dizem que o Brasil exporta US$ 1 bilhão. Significa que o Brasil não teria mais de 1,2% desse mercado todo. As empresas brasileiras estão posicionadas de forma a conquistar este mercado”, completa. Com cinco empresas prospectadas no mercado brasileiro já em “estágio bastante avançado”, Astrachan diz que a empresa está disposta a adquirir já este ano duas companhias “com porte compatível ao de uma empresa com R$ 20 milhões de faturamento” e acelerar as metas de crescimento para este ano, que devem superar o resultado de 2009 só no primeiro semestre. “Já temos, certos, 70% deste valor”, afirma o executivo, que confia num resultado 3% superior ao do ano passado apenas no período de janeiro a março deste ano. A carteira da companhia conta com clientes de peso como Petrobrás, Hospital Albert Einstein, Sul América, Porto Seguro, Liberty Seguros e Azul Linhas Aéreas. Para que as empresas brasileiras conquistarem o mercado internacional “está faltando uma estratégia”, aponta o Chief Executive Officer (CEO, principal executivo) da Cyberlynxx. “E esta estratégia passa por valor, e não fazer apenas alocação de profissionais como algumas empresas brasileiras têm feito (o que se chama de bodyshop)”, completa. “Você está falando de uma área de alto valor agregado em que você exporta inteligência.” Os investimentos da empresa ainda são próprios, mas a perspectiva é toda voltada para uma futura abertura de capital – mesmo sem prazo definido. Atualmente, segundo Astrachan, 40% dos executivos da companhia são não sócios, o que caracteriza uma profissionalização maior da gestão. Outsourcing – Tendo faturado R$ 295 milhões em 2009, a provedora de outsourcing de impressão Simpress mira aquisições no mercado nacional ainda este ano, segundo Vittorio Danesi, presidente da Simpress. A internacionalização também está nos planos de Danesi, mas ainda figura entre os planos de médio prazo, quando a empresa deve engordar seu faturamento anual para algo em torno de R$ 500 milhões. “A internacionalização já está em nosso radar de médio prazo, mas ainda precisamos ganhar alguma musculatura”, justifica Danesi. Já com o projeto de aquisição, o executivo vaticina: “mais do que nunca, 2010 é a hora de pensar em aquisições”. “Já fizemos duas tentativas em 2009, mas foram frustradas”, afirma. A aquisição, segundo Danesi, deve ter como principal objetivo a ampliação do market share, uma vez que “não há empresa maior que a Simpress no mercado brasileiro”. Para 2010 a empresa espera crescer 20% sobre o resultado do ano passado e 15% em número de contratos, ante os 800 contratos ativos que mantém atualmente em sua base de clientes. O crescimento de 2009, no entanto aconteceu em detrimento do preço das impressões, segundo Danesi. A crise econômica afetou a empresa no primeiro trimestre do ano, mas não refletiu no número de contratos, mas no valor médio por cliente. Segundo o International Data Corporation (IDC), o mercado de outsourcing deve crescer em média 10% ao ano nos próximos dois anos. “A Simpress pretende crescer o dobro do mercado neste período”, afirma o executivo. A empresa, que inaugurou no ano passado sua filial em Salvador (BA), hoje possui também escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). O foco é manter a atuação nestas regiões. (Fonte: DCI)

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR