22/08/2018
Com o objetivo de estimular corporações a se aproximarem de startups através da inovação aberta, o Open Innovation Br é um grupo que nasceu de forma orgânica a partir de iniciativas das próprias empresas.
Com a participação de Alexandre Mosquim, líder de inovação aberta e experiência do usuário na Votorantim Cimentos; Alexandre Grenteski, coordenador de inovação aberta e parcerias na Renault do Brasil; Ivan Luís Lopes Gonçalves, CEO da Geoinova; Fabiele Nunes, CEO do Startup Mundi; Krissya L. Tigani, analista de inovação sênior do UnitedHealth Group; Bruna Bueno, especialista em transformação digital da Braskem; e Lygia Magacho, sócia da Brain Ventures, o painel “Entusiastas do Open Innovation: Compartilhar para Transformar” aconteceu no segundo dia de Conferência Anpei, em Gramado-RS, e contou com diversos cases e dicas dos palestrantes.
De acordo com eles, inovação aberta é o processo no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertas, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Trata-se da combinação de ideias e caminhos internos e externos para o mercado, com o desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.
Para Bruna Bueno, da Braskem, o ecossistema de inovação evoluiu muito nos últimos anos. “As empresas estão buscando se conectar com startups e universidades, os hubs de inovação estão ganhando forma e as políticas têm se transformado. Mas, para ações mais profundas, ainda estamos dando os primeiros passos”.
“Estamos na primeira geração do movimento. Todos estão aprendendo, fazendo e amadurecendo os modelos e práticas com o andar da carruagem. Mas, como estamos vendo aqui na Conferência, os principais pilares – empresas, instituições governamentais e de fomento e academia – estão engajados em colaborar”, ressaltou Fabiele Nunes.
Criado por Alexandre Mosquim e Alexandre Grenteski, o Open Innovation Br teve início como um grupo de WhatsApp e se tornou um evento que reúne executivos e profissionais das maiores corporações do país para discutir sobre inovação aberta, colaboração e relacionamento entre grandes empresas e startups. “É emocionante trazer esse assunto para dentro da Conferência Anpei e para o mundo. É uma experiência ótima encher o palco com pessoas incríveis para compartilhar informações sobre esse mercado. Tivemos uma reposta muito positiva do público e um engajamento muito grande, o que é realmente gratificante, pois esse é o nosso espírito, compartilhar para transformar”, disse Mosquim, que também ressaltou que ainda há muito para ser explorado. “Existem muitas empresas multinacionais no Brasil que ainda não começaram a trabalhar com Open Innovation, mas já temos ótimos cases, como o da Telefônica, que é referência mundial”.
Ivan Gonçalves, CEO da GeoInova, destacou que o Open Innovation abre a visão de profissionais de todos os departamentos e hierarquias. “Além disso, também há a redução de custos e a otimização do tempo de entrega de demandas emergentes”.
Para Fabiele, com a velocidade do avanço tecnológico e a evolução das tendências de mercado, o foco exclusivo em P&D interno não garante mais a competitividade das empresas. “A abertura para outros canais, que contribuam de forma eficaz, não é mais só recomendável, mas sim necessário. E aí entram as startups, com sua flexibilidade e agilidade de saída para o mercado, e os laboratórios, com seus avanços em verticais específicas”.
Quanto às dicas para implementar técnicas de Open Innovation nas empresas, Bruna Bueno ressaltou a importância dos testes. “Podemos elencar as melhores práticas, mas, no final do dia, cada empresa vai desenhar o modelo que se adequa a sua cultura, processos, rotinas e dinâmicas de mercado”.
E a CEO do Startup Mundi destacou que é fundamental se integrar com o ecossistema e as redes de inovação para assimilar conteúdos e práticas já existentes. “Após um bom alinhamento estratégico do que se busca alcançar e quais são os desafios, é importante criar um trabalho de sensibilização interna”.
Sobre a Conferência Anpei de Inovação
Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.
Em sua última edição, que aconteceu de 15 a 17 de agosto desse ano, em Gramado-RS, o tema trabalhado foi “Novas Alavancas de Criação de Valor”. O evento contou com 35 painéis, 2 workshops, 106 cases recebidos e 16 selecionados, 26 patrocinadores, 45 apoiadores institucionais e 900 participantes de 300 empresas diferentes.
A Conferência 2019 já tem data marcada. Acontecerá de 24 a 26 de abril, em local a ser divulgado em breve.