Com um dia de palestras e dois dias dedicados a cursos e arenas, a 4ª edição do Open Innovation Seminar busca desenvolver e alavancar redes de Inovação Aberta, com o objetivo de dar sequência e suporte ao trabalho de aculturamento e formação de competências que já foi desenvolvido nas edições anteriores do evento. De 23 a 25 de novembro acontecerá em São Paulo, no Hotel Grand Hyatt, a 4ª edição do Open Innovation Seminar, sob o tema Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: uma agenda para o Brasil. O evento será realizado pelo Centro de Open Innovation em parceria com o Centro de Referência em Inovação CRI, da Fundação Dom Cabral, e contará com a contribuição de representantes renomados de empresas, universidades e governo. O diretor do Centro de Open Innovation, Bruno Rondani, explica que o foco em Redes de Inovação é, na verdade, uma forma de completar o trabalho que já foi desenvolvido nos três Seminários anteriores. Em 2008 nós trouxemos o conceito de Inovação Aberta para o Brasil com uma palestra exclusiva do Prof. Henry Chesbrough, referência mundial em Open Innovation e criador do termo. Já em 2009, nós trocamos experiências acumuladas e começamos a vislumbrar novas possibilidades de projetos. Em 2010, por meio do curso de Gestão em Inovação Aberta, nós formamos profissionais capacitados para a prática. Com isso, a intenção é que agora, em 2011, consigamos propiciar um momento para que praticantes de inovação aberta possam desenvolver ou alavancar sua rede de inovação e dar maior visibilidade aos seus projetos, conta. O executivo explica que, por conta do sucesso crescente dos anos anteriores, a expectativa é de que este ano o número de participantes seja duas vezes maior do que no ano passado, quando foram contabilizadas 750 inscrições. Nós manteremos o perfil de trazer cases e tendências para discussão durante o evento, mas também incluiremos dois dias de cursos com instrutores nacionais e internacionais sobre temas emergentes em inovação aberta. Além disso, também teremos arenas de inovação construídas em conjunto com os patrocinadores para exposição de casos, debates e lançamento de desafios nos setores público e privado, diz Rondani. Outro diferencial desta edição é que o Prof. Henry Chesbrough, que palestrou nos três outros eventos, estará disponível para Clinic Hours, focando o aconselhamento das empresas ou participando de eventos in company. Confira a programação preliminar do 4º Open Innovation Seminar: 23/11 Seminários Tema: Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: uma agenda para o Brasil Redes e comunidades de inovação: tendências e cenários Inovação orientada a desafios: o modelo Vinnova Redes de inovação e inovação colaborativa no cenário brasileiro Desafios nacionais e globais: uma agenda para a inovação Inovação em redes setoriais e cadeias produtivas Crescimento Sustentável e Inovação Criação de negócios e empreendedorismo Inovação Centrada no Cliente 24 e 25/11 Cursos e arenas Gestão estratégica da Inovação Implementação da Open Innovation Inovação em Serviços Co-criação e Inovação Colaborativa Criação de Negócios Inovadores Projetos de inovação tecnológica Design thinking e inovação Indicadores e métricas de inovação Sobre o Centro de Open Innovation Brasil (www.openinnovationbrasil.ning.com) A partir de uma iniciativa de Henry Chesbrough referência mundial em Inovação Aberta* e de empresas e instituições brasileiras, o Centro de Open Innovation Brasil busca melhorar as práticas de inovação aberta no país por meio de uma comunidade que reúne mais de seiscentos praticantes e estudiosos da inovação aberta no Brasil. Os membros participam de reuniões temáticas e contam com um ambiente virtual de colaboração para troca de informações, discussão e acompanhamento das atividades do centro e de seus parceiros. *A inovação aberta, definida em 2003 pelo professor Henry Chesbrough, da Universidade de Califórnia Berkeley, é uma abordagem da gestão da inovação em que a empresa integra recursos internos e externos para realizar atividades de P&D e para colocar as inovações no mercado, formando redes de inovação que podem incluir centros de pesquisa, clientes, fornecedores, startups e até mesmo concorrentes. Mais Informações para a Imprensa BRSA – branding and sales Coordenadora de imprensa: Márcia Becker mbecker@brsa.com.br – 11 8472 9941 Assessor de Imprensa: Diego Segura dsegura@brsa.com.br 11 6459 0022 Fone: 11 5501 4007

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.