01/11/2016
Considerada a “próxima revolução industrial”, o uso da nanotecnologia é um dos caminhos sem volta para empresas que buscam se tornar cada vez mais competitivas e reduzir custos de forma sustentável. Para explorar este cenário futurista, de 9 a 11 de novembro, acontece em São Paulo a 2ª Edição da Nano TradeShow – feira internacional de nanotecnologia e inovação. Serão 53 expositores que vão apresentar produtos e conceitos inovadores, desenvolvidos através da pesquisa aplicada na indústria.
A feira vai reunir fornecedores do Brasil e do exterior, órgãos governamentais, universidades, institutos, representantes da indústria, cientistas, pesquisadores, startups e investidores a fim de impulsionar o investimento em inovação tecnológica no país. A estimativa de público é de 3 mil visitantes e o volume de negócios deve movimentar cerca de R$ 20 milhões.
Até 2020, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o mercado global de nanotecnologia estima gerar US$ 3 trilhões. Já os dados da PINTEC – Pesquisa de Inovação/IBGE – mostram que a inovação no Brasil teve aumento de 36%.
Viviane Ferreira, diretora da HEWE Eventos – organizadora da feira –, destaca que “empresas que investem em pesquisa para inovar através da nanotecnologia, conseguem entregar produtos com maior qualidade, durabilidade e resultados ao consumidor”. Atualmente, o país conta com cerca de 90 empresas que utilizam tecnologia nano em diversos segmentos, entre eles: têxtil, mineração, petróleo e gás, energia, alimentício, automotivo, aeronáutico, saúde, farmacêutico, higiene e cosmética – os dois últimos são os setores que mais a utilizam.
O cronograma do evento inclui, ainda, a 1ª Venture Capital Expo (feira voltada para startups), a 1ª edição do PITCh – Prêmio de Inovação com Tecnologias Chaves, além de workshops setoriais e seminários. Vale também ressaltar a NanoMundo, laboratório completo de nanociência e nanotecnologia que ficará em exposição na carreta do Sesi-Senai na parte externa do pavilhão. Os eventos acontecem simultaneamente no mesmo pavilhão e fazem parte da ‘São Paulo Tech Week’ – Semana de Tecnologia e Inovação promovida pelo município de São Paulo.
Confira alguns destaques do ‘Ambiente Nanotecnológico e de Inovação’, uma exposição com produtos inovadores
Impressora Multifuncional ZMorph 3D 2.0S – equipamento multifuncional que serve como um “fabricador versátil de objetos” para o consumidor. Para facilitar o dia a dia, trabalha com materiais viscosos tipo pasta, que permitem explorar formas 2D e 3D para o preparo de alimentos. Dentre outras possibilidades de impressão estão: materiais de escritório, porcelana e cerâmica, quadros, etc.
Madeira Polignum – perfil de madeira reutilizada, composta por WPC (madeira plástica bastante utilizada nos EUA), que substitui a madeira extrativa. É fabricada com fibras de madeiras e resíduos industriais, como pós e pedaços de madeira, sobras de plástico e PVC, que seriam descartados na natureza. Produto sustentável, 100% reciclado e que garante resistência às áreas externas, como pisos, escadas, fachadas, decks e outros revestimentos.
Legging Anticelulite e Hidratação (Malwee) – calça legging com aplicação de nanocápsulas de ativos anticelulite + hidratante, que se liberam conforme o uso da peça. Age na queima de gordura localizada reduzindo o efeito casca de laranja, aumenta a firmeza da pele, reduz medidas, evita o ressecamento e tem durabilidade de 20 lavagens.
Biobronzeador antifúngico com extratos botânicos (Tahate) – acelerador de bronzeado com proteção solar fator 8 e ativos antifúngicos. É rico em ingredientes que protegem a pele dos efeitos oxidativos e tem efeito antisséptico e cicatrizante.
Palmilha Nanotecnológica (Dublauto Gaúcha) – com sistema de absorção de suor, efeito antimicrobiano e hidratante, propriedades fitoterápicas e nanotecnologia aplicada na camada inferior, a palmilha proporciona a formação de drenos no EVA, permitindo passagem de umidade da parte superior da palmilha (em contato com o pé) para a parte inferior. Além disso, é feita com tecnologia que dá máxima absorção de suor e respiração para a pele.
Camisetas SOLO ION UV – desenvolvidas com tecido leve e respirável que não abafa. Seu tecido tem proteção UPF 50+ e tratamento antiodor com nanotecnologia para não causar mau cheiro. É ideal para prática de esportes ao ar livre e também uso casual. Vale ressaltar que a tecnologia X-Thermo é um produto “easy care”, que não precisa passar e seca rápido, ideal para ser levado em viagens.
Panelas Linea (Oxford Cookware) – panelas com avançada Nanotecnologia Antimicrobiana, possuem nanopartículas aplicadas, que reduzem em cerca de 95% a proliferação de fungos e bactérias que entram em contato com objetos do dia a dia.
Nanopartículas funcionalizadas (nChemi) – nanopartículas funcionalizadas compatíveis com polímeros, tintas, óleos e solventes, que podem ser usados como componentes de sistemas de produção de energia limpa e renovável para absorver a luz solar e gerar energia elétrica em alta escala e com baixo custo.
Serviço:
Data: 09 a 11 de novembro de 2016
Horário: Das 10h às 19h
Local: Centro de Eventos PRO MAGNO
Acesso de pedestres: Av. Professora Ida Kolb, 513 – Casa Verde
Acesso de veículos: Rua Samaritá, 230
Mais informações e credenciamento: www.nanotradeshow.com.br
(Nano TradeShow)