Nos dias 29 e 30 de março, a Fundação Certi realizou, em parceria com o Industrial Liason Program do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Challenge of Innovation 2012 Thinking out of the Box with MIT, em Florianópolis. O evento reuniu cerca de 260 participantes, dentre eles representantes de associações empresariais, agentes de fomento de inovação, entidades de C&T&I e empresários e executivos de empresas líderes nacionais e subsidiárias de multinacionais. Segundo o superintendente geral da Fundação, Carlos Alberto Schneider, um dos objetivos alcançados foi o excelente networking entre membros dessas comunidades de interesse, com a CERTI, o Polo Tecnológico e o MIT. Na abertura do evento, Schneider e o representante do MIT para o Brasil, Anthony Knopp, falaram sobre a expectativa de colaboração entre as duas instituições. Na palestra de abertura, ministrada pelo pesquisador do Center for Digital Business da Sloan School of Management, Michael Schrage, falou sobre a geração de valor de inovação nos produtos, considerando a contribuição dos consumidores no processo. Schrage listou diversas características que devem ser observadas ao converter uma novidade em um produto de valor: consumidores, capital financeiro, criação de estrutura para os empreendedores, cultura de inovação, compromisso e coragem, e custos. Segundo ele, inovação não é encontrar algo novo, mas agregar valor a uma novidade, com novas características ou funcionalidades significativas para a empresa e para os consumidores. Assaf Biderman, diretor do SENSEable City Lab, definiu as SmartCities como uma plataforma tecnológica, as quais devem ser pensadas em termos de acesso e coleta de dados, gerando soluções específicas. Ele apresentou alguns projetos desenvolvidos pelo seu laboratório, que exploram o tema das “cidades em tempo real”, estudando o aumento da implantação de sensores e instrumentos eletrônicos portáteis em rede, e sua relação com o ambiente urbano. Andrew McAfee, também do Center for Digital Business da Sloan School of Management, falou sobre a importância de tecnologias de informação e de comunicação nas empresas. O professor contou sobre a Empresa 2.0, as ferramentas que podem ser utilizadas para promover maior colaboração e compartilhamento de informações na corporação, e o novo perfil dos funcionários e pessoas do alto escalão diante dessa demanda. Encerrando o primeiro dia, Ramesh Raskar, coordenador do grupo de pesquisas Camera Culture no Media Lab do MIT, apresentou vários projetos ligados à área da saúde. Um deles foi um dispositivo optométrico de baixo custo, baseado em plataforma de telefone celular, que ao ser conectado ao aparelho pode oferecer diagnóstico de diversas doenças. A brasileira Ana Lopes, estrategista de desenvolvimento empresarial na E-Ink Corporation, desenvolvedora e fornecedora de leitores digitais, fez a palestra de abertura do segundo dia. Ana foi responsável pelo Licenciamento de Tecnologias, no Technology Licensing Office (TLO) do MIT. Ela discutiu o processo de patenteamento e de financiamento de novos produtos pelo MIT. Segundo a executiva, 20% do investimento feito no escritório de licenciamento do MIT têm origem privada. Último palestrante do Challenge of Innovation, o professor Alexander Slocum, pesquisador do Programa Pappalardo de Engenharia Mecânica do MIT, apresentou uma torre de concentração solar fotovoltaica integrada a um sistema de armazenamento de energia baseado em sal fundido, e uma máquina para geração de energia eólica offshore. Slocum sugeriu que recursos provenientes da exploração de petróleo no Brasil fossem empregados em setores estratégicos de inovação do País. No último painel, todos os palestrantes tiveram a oportunidade de discutir sobre temas estratégicos relacionados ao potencial de inovação do Brasil, como a formação de pessoal e a mobilidade urbana. (Com informações da Fundação Certi)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.