O seminário Seminário Rumos da Inovação no Contexto Empresarial Brasileiro Antecipando o Futuro: Uma Estratégia para Inovações Radicais reuniu 230 executivos no auditório da Dow, no dia 17 de maio, em São Paulo, para debater as estratégias utilizadas pelas empresas para a antecipação do futuro. O seminário foi uma iniciativa do Centro de Referência em Inovação da Fundação Dom Cabral, e contou com o patrocínio da Vale, Dow, Oi, e apoio da Anpei e Open Innovation Center. O primeiro painel, Curto x longo prazo: de respostas às necessidades de mercado à criação de futuro, iniciou as discussões sobre a importância de se preparar para o futuro. Para Paulo Starks, CEO da Siemens, as empresas que sobreviveram ao ciclo de falência conseguiram manter o DNA de inovação dentro da estrutura corporativa, e utilizaram-se dos mecanismos de percepção dos horizontes a longo prazo. Ozires Silva, ex-ministro e membro curador da FDC, ressaltou o importante papel da liderança em educar as empresas para o futuro, pensar sobre os próximos cenários. Para as empresas realmente conseguirem inovar é preciso ter um ambiente favorável, onde todos os atores têm uma contribuição importante no processo. Rafael Ramirez, professor de Oxford especialista em antecipação do futuro e construção de cenários, conduziu a palestra magna a partir do ideal de que é preciso imaginar os cenários antes que que aconteçam, e como as possibilidades podem se desenvolver. Trabalhando também com essa perspectiva, Beate Schlageter, diretora de estratégia e tecnologia da Siemens AG, apresentou “Pictures of the future”, uma consagrada metodologia estratégica da Siemens para a criação de cenários futuros, baseada em análise de tendências. Para Fabio Gandour, cientista-chefe da IBM, a prospecção do futuro é necessária para sabermos como atuar sobre ele, e interferir se for preciso, para garantir a sobrevivência nos possíveis cenários. Estiveram presentes ainda em outros painéis, o CEO da Embraer Paulo Franklin, e Douglas Ribeiro, da Dow Agro Sciences, apresentando o que as empresas esperam do futuro a partir da análise de megatendências, além de Eliane Baruth, representante da Finep. (Com informações da FDC)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.