Elas são jovens, ágeis, enxutas e criativas. Com uma capacidade de inovação muitas vezes superior à das grandes corporações engessadas por processos, hierarquias e burocracias , as startups frequentemente tornam-se desafiantes perigosas para as gigantes do mercado. Nas pequenas empresas, há menos pessoas em um ambiente menor e mais fácil. Além disso, há também flexibilidade e a agilidade que falta às grandes, aponta Paulo Sérgio Quartiermeister, diretor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM. Mas essa história não precisa ter um final infeliz. Grandes empresas estão cada vez mais descobrindo os benefícios de se aliar às pequenas para trazer esta vantagem competitiva para dentro de casa. Há um movimento crescente de empresas maiores buscando as menores como fonte de inovação rápida, atesta Evandro Paes dos Reis, professor de empreendedorismo e inovação da Business School São Paulo (BSP). Um exemplo desta tendência é o Saraiva Viagens. O portal que leva o nome da livraria é, na verdade, uma operação em parceria com o Viajanet. Muitas marcas querem oferecer esse tipo de serviço, mas é muito complexo para elas fazerem sozinhas, explica Alex Todres, sócio da empresa. O diretor presidente da Livraria Saraiva, Marcílio DAmico Pousada, diz que esse é um caminho para entrar em novos segmentos. As empresas podem optar por três caminhos: iniciar as operações sozinhas – o que pode levar mais tempo para atingir resultados satisfatórios; comprar alguma empresa do segmento – o que pode demandar elevado investimento -; ou fazer aliança estratégica com outra empresa, que foi o caminho pelo qual a Saraiva optou, explica Pousada. Segundo ele, a vantagem deste modelo é a maior velocidade de entrada no segmento, já que ele exige investimentos menores do que a compra de empresas ou a implantação da tecnologia para operação própria. Como o segmento de viagens cresce de forma acelerada no Brasil e a Saraiva possui forte posicionamento em produtos e serviços relacionados à cultura, lazer e entretenimento, a parceria foi avaliada como a melhor maneira de entrar rápido no mercado, diz o executivo. (Com informações da revista Exame)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.