O governo pode elevar a quantidade exigida de autopeças brasileiras em um veículo para que as montadoras recebam os incentivos fiscais previstos no regime automotivo Inovar Auto. Se implementada, a medida atenderia os fabricantes de autopeças, mas as montadoras são contra. O governo tende a ficar do lado do setor de autopeças, mas a decisão ainda não foi tomada. O assunto se transformou em um dos grandes impasses do Inovar Peças, política para o setor de autopeças. A polêmica gira em torno da inclusão dos impostos PIS, Cofins, ICMS e IPI no cálculo de conteúdo local. Os fabricantes de autopeças querem que a conta seja feita livre de impostos, o contrário do que ocorre hoje. Criado em outubro de 2012, o Inovar Auto quer desestimular a importação de carros e atrair novas fábricas para o Brasil. A expectativa é conseguir R$ 50 bilhões em investimentos no setor até 2015. Para isso, o governo instituiu uma tarifa extra de 30 pontos porcentuais de IPI para as montadoras e determinou que, para obter isenção ou um desconto parcial, elas terão que cumprir algumas contrapartidas. A principal contrapartida é a exigência de conteúdo local: as montadoras são obrigadas a manter etapas de produção no país e a comprar autopeças brasileiras. Hoje, para cada R$ 100 pagos em uma autopeça local, as montadoras são autorizadas a abater R$ 130 do IPI extra devido. Ou seja, aplicam um fator multiplicador de 1,3 ao que gastaram. Pela nova regra, elas podem ser obrigadas a descontar do valor gasto os tributos ICMS, PIS, Cofins e IPI , que equivalem a entre 15% e 20% do preço das autopeças. No mesmo exemplo, a peça custa R$ 80, e o imposto, R$ 20. Em vez de ter direito a abater R$ 130, ela poderá reduzir apenas R$ 104 de IPI extra (R$ 80 vezes 1,3). Ou seja, a montadora terá que comprar mais peças internamente se quiser obter o mesmo patamar de incentivo fiscal a que tem direito hoje. (Com informações da Folha de S. Paulo)

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