IEA lança Observatório da Inovação e Competitividade
No dia 1º de outubro, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) lançará oficialmente o Observatório da Inovação e Competitividade, iniciativa que tem o objetivo de produzir indicadores, índices específicos, análises comparativas (nacionais, internacionais e intersetoriais) e bancos de dados sobre inovação.
As instituições parceiras do IEA na constituição do Observatório são a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Os idealizadores e coordenadores do Observatório são dois professores da USP: Glauco Arbix, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e Mario Salerno, chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica.
Funcionando desde o início do ano, o Observatório já realizou seu primeiro projeto: a pesquisa “Estratégias de Inovação de Sete Países”, que levantou dados sobre as principais políticas empreendidas e dificuldades enfrentadas em relação à inovação nos Estados Unidos, Canadá, França, Irlanda, Reino Unido, Japão e Finlândia. A pesquisa, realizada no primeiro semestre deste ano, foi financiada pela ABDI e encontra-se na fase de consolidação das análises.
Outros dois projetos já foram formulados: um, patrocinado pelo Ipea, está associado ao lançamento de 19 editais no Brasil e no exterior para que pesquisadores desenvolvam trabalhos sobre áreas consideradas pontos de estrangulamento do processo de inovação; o outro destina-se à criação de um banco de dados com toda a legislação relacionada direta ou indiretamente à inovação. Por meio desse banco de dados, empresas e investidores poderão identificar todos os dispositivos legais que contribuem para a inovação ou que são empecilhos a ela.
Outras iniciativas previstas são o desenvolvimento de uma métrica de inovação, abertura de discussão para a elaboração de um índice de competitividade do Brasil, diagnóstico da situação da inovação nas pequenas e médias empresas e avaliação da inovação e de sua evolução, em seus vários aspectos, nas empresas brasileiras.
O Observatório contará com um site, publicará um relatório anual sobre a inovação no Brasil e realizará encontros e workshops para a articulação de redes de pesquisadores e de instituições comprometidas com os processos de inovação em todas as áreas de conhecimento e da economia.