O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) e a Universidade Técnica de Darmstadt (TUD, na sigla em alemão), da Alemanha, assinam um protocolo de intenções fixando objetivos de cooperação científica e tecnológica e treinamento na área de estudos da corrosão de diferentes materiais e componentes relacionados ao uso de biocombustíveis, especialmente biodiesel e etanol. O documento foi assinado pelo diretor do INT, Domingos Naveiro, e levado a Darmstadt, onde foi assinado pelo diretor do Instituto de Materiais (IfW), Matthias Oechsner, no final de maio. O acordo ampara a continuidade do projeto “Estudos de compatibilidade de materiais, degradação e de corrosão envolvendo biodiesel, álcool combustível e suas misturas”, iniciado em janeiro por encomenda da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) à área de Corrosão e Degradação do INT. Contando com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), pelo lado brasileiro, e da Agência Alemã Especializada em Matérias-Primas de Demanda Crescente (FNR), pelo lado alemão, o projeto desenvolve metodologias de avaliação capazes de ratificar consensualmente a compatibilidade de materiais e peças e de garantir ao mercado externo que o biodiesel e, sobretudo, o etanol podem ser utilizados em níveis crescentes em adição ao diesel ou à gasolina, sem riscos de degradação, corrosão, entupimentos ou formação de resíduos. Além do professor Oechsner, na cerimônia de assinatura estiveram presentes os pesquisadores Eduardo Cavalcanti e Rüdiger Heitz, que lideram as atividades do projeto no INT e no IfW, respectivamente. Na reunião que se seguiu foram identificadas novas áreas de atuação comum e apresentados os resultados do projeto já alcançados pelas partes brasileira e alemã. Os presentes se comprometeram a dar prosseguimento às atividades de intercambio de especialistas e a intensificar e aprimorar novas formas de financiamento de projetos em parceria nas áreas de materiais, mecânica, corrosão e degradação para os próximos três anos. (INT)

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