Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevCâmara aprova projeto sobre biodiversidade02 outubro 2015NextNatura participa da Innovators Race – uma competição pela inovação11 outubro 2015
  • ANPEInews

INT cria metodologia para avaliar impacto de biocombustíveis em peças de veículos

3 de outubro de 2015in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

Problemas de corrosão e degradação supostamente associados à presença crescente etanol e do biodiesel nas misturas com a gasolina e o diesel têm sido frequentemente relatados em fóruns internacionais, carecendo, no entanto, de comprovação científica e validação tecnológica. Apesar da liderança da tecnologia automotiva brasileira nesse tema – incluindo as áreas de combustíveis e materiais –, essas dúvidas acabam se tornando barreiras técnicas para a expansão do uso dos biocombustíveis. Por isso, foi encomendado ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT) pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) um projeto que visa desenvolver novas metodologias de avaliação capazes de ratificar entre os principais especialistas do setor a compatibilidade de materiais e peças. O trabalho espera também garantir ao mercado que o biodiesel e o etanol podem ser utilizados em teores crescentes em adição ao diesel e à gasolina respectivamente, sem riscos da incidência de processos de degradação, corrosão, entupimentos, formação de resíduos e ataques superficiais, que venham a comprometer a durabilidade e o desempenho dos veículos. Para atingir esse objetivo, o projeto “Estudos de compatibilidade de materiais, degradação e de corrosão envolvendo biodiesel, álcool combustível e suas misturas”, iniciado em janeiro de 2015, terá pelo lado brasileiro o aporte parcial de recursos do CNPq em estudos coordenados pela área de Corrosão e Degradação do INT. O trabalho se complementará pelo lado europeu, com participação de Portugal – por intermédio da Universidade Técnica de Lisboa – e da Alemanha, por meio do Instituto de Materiais (IFW) da Universidade Técnica de Darmstadt (UTD), com recursos da Agência Alemã Especializada em Matérias-Primas de Demanda Crescente (FNR). Além do desenvolvimento de metodologias de monitoramento e controle de eventuais danos causados pelo aumento desses percentuais, o projeto avaliará a compatibilidade de materiais de amplo uso, tais como o aço carbono e elastômeros; peças veiculares consideradas críticas como bombas de combustível e filtros; e componentes integrantes de novos sistemas de alimentação, armazenagem e de injeção eletrônica adotados pela vanguarda da indústria automobilística. “A inovação estará presente especialmente na formulação de novos surrogates, que são soluções sintéticas especialmente desenvolvidas para a avaliação padronizada em ensaios comparativos de corrosão, a serem definidas de comum acordo entre os laboratórios envolvidos. Utilizando água, cloreto e outros contaminantes, essas soluções serão a base para que se desenvolvam novas formulações de testes e de metodologias de consenso entre os mercados brasileiro e europeu, como as já acordadas em nível internacional no caso de emissões veiculares. Em outra linha, o projeto testará novos aditivos anticorrosivos e sua compatibilidade com peças e componentes expostos aos diferentes teores de biocombustíveis presentes nas misturas, desenvolvendo e validando essas novas formulações para as indústrias automotiva, de autopeças e de combustíveis veiculares”, destaca o tecnologista Eduardo Cavalcanti, coordenador do projeto pelo INT. O trabalho também terá o objetivo de estabelecer novos parâmetros de qualidade e especificações a serem submetidos à aprovação das empresas e de entidades normativas e de regulação nacionais e internacionais, prevendo-se a discussão dos resultados em câmaras e fóruns técnicos nacionais e internacionais, além da geração de recomendações para os setores de combustíveis, biocombustíveis, aditivação, automotivos e de autopeças. Por meio de um extenso programa de pesquisa liderado pelo INT, realizado desde a época de implantação do Proálcool, o Brasil tem sido pioneiro em soluções para problemas de corrosão, degradação, compatibilidade de materiais, distribuição e logística envolvendo o etanol e misturas. Hoje, já utilizando as misturas de etanol em 27% da gasolina – o E27 – e de biodiesel em 7% do diesel – o B7 –, o País tem na sua pauta de discussão a adoção do E30, com 30% de álcool, e do B10, com 10% de biodiesel, visando minimizar a pressão das importações de gasolina e diesel. No tocante a Portugal e Alemanha, que integram o projeto, observam-se também perspectivas de ampliação dos mercados de etanol e de biodiesel em teores mais elevados, aos atualmente empregados – em patamares inferiores aos adotados no Brasil, como no caso do etanol na Europa (de 5 a 10%) , e que serão também motivo da pesquisa, como o E15. Misturas com teores de biodiesel acima dos 7% hoje utilizados no Brasil e a Europa, como o B10, também serão submetidos aos testes. “Ainda existem desafios técnicos envolvendo o desenvolvimento de metodologias de avaliação do desempenho de materiais e dos componentes veiculares considerados críticos, bem como oportunidades para o desenvolvimento e validação de aditivos que satisfaçam ambos mercados”, conclui Eduardo Cavalcanti. (INT)

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR