30/03/2016
O Rio de Janeiro está no caminho para se tornar a primeira capital latino-americana a obter a chancela internacional de Cidade do Comércio Justo. O objetivo da certificação é disseminar pela cidade pontos de consumo de produtos baseados em relações comerciais mais saudáveis e sustentáveis, valorizando o pequeno produtor, garantindo preço justo, condições dignas de trabalho e respeito ao meio ambiente.
Integrando o comitê coordenador da campanha Rio Cidade do Comércio Justo e Solidário, por meio de sua área de Certificação, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) realizou na no dia 23 de março, no ciclo Ideias & Tendências, uma palestra sobre o tema com o coordenador da campanha, Johann Schneider, e a diretora de Economia Solidária e Comércio Justo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Solidário da Cidade do Rio de Janeiro. Os palestrantes abordaram objetivos da campanha carioca, incluindo apoio à produção local sustentável de alimentos e a inserção no mercado de produtos e serviços de empreendimentos econômicos solidários e cooperativos.
Em 22 de março, o INT havia sediado também o Seminário “Rio Comércio Justo – Certificando seu empreendimento”, que reuniu técnicos e consultores de entidades parceiras, além de representantes de produtores e do comércio interessados em obter a certificação.
A certificação de cidades no Comércio Justo é uma tendência mundial, que alcança hoje mais de 1,7 mil cidades certificadas em 25 países, sendo a maioria na Europa, com mais de 250 mil pontos de vendas certificados. No Brasil, o Rio de Janeiro se prepara para obter a chancela até o período dos Jogos Olímpicos, em agosto desse ano, de modo a oferecer ainda mais produtos orgânicos e sustentáveis para os atletas, visitantes e toda a população carioca. Para alcançar a chancela, conferida pela Fair Trade Labelling Organization (FLO), a cidade vem cumprindo metas, como garantir o fácil acesso a produtos certificados como comércio justo em pelo menos 180 pontos de venda e consumo de produtos. Junto a isso, o Rio já tem implementadas políticas públicas como os circuitos cariocas de economia solidária e de feiras orgânicas.
Comerciantes, produtores e instituições interessadas em participar da campanha podem acessar o site www.riocomerciojusto.com.br e obter as informações necessárias. O site ainda conta com um sistema de geolocalização que indica ao público onde encontrar lojas, feiras, restaurantes e hotéis participantes.
(INT/ MCTI)