22/03/2018
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou no último sábado (17) da cerimônia de adesão de Campinas (SP) ao programa Internet para Todos. Em seguida, visitou o município mineiro de Patos de Minas, onde dezenas de prefeitos de cidades vizinhas aderiram à iniciativa que levará conectividade às localidades que hoje não têm internet.
Para Kassab, o Internet para Todos comporta municípios de diferentes portes. Campinas, por exemplo, é considerada um polo de tecnologia, enquanto cidades do interior de Minas Gerais possuem áreas em que não é prestado o serviço de banda larga. “Por isso, considero que seja o maior programa de inclusão digital do país”, disse o ministro.
Segundo o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, 40% da cidade não têm conexão por banda larga. Ao assinar o termo de adesão, o programa vai garantir acesso em locais, como a área rural, que hoje não têm conectividade.
Até o momento, o MCTIC já recebeu a adesão de mais de 3,4 mil municípios de todas as regiões do país. A expectativa é que, até o final deste mês, cerca de 5 mil cidades estarão aptas a ter internet em banda larga em todo o seu território.
Para postos de saúde, hospitais, escolas e órgãos públicos, o Internet para Todos disponibilizará gratuitamente o sinal. Já para o usuário, o preço será inferior ao praticado pelas operadoras. Para o ministro, o valor ficará “na ordem de um terço”. As empresas que instalarão as antenas terão garantias e isenções de impostos e, com isso, poderão oferecer uma tarifa menor.
Minas Gerais
Em Patos de Minas, o ministro Gilberto Kassab apresentou o programa a prefeitos da região do Alto Paranaíba. Com a presença de técnicos do MCTIC para formalizarem a adesão, o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, e demais integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar) também finalizaram seu cadastramento no Internet para Todos.
Para o prefeito de Tiros e presidente da Amapar, Julio André de Oliveira, o programa irá beneficiar os pequenos municípios de Minas Gerais. “Fico orgulhoso de poder colocar banda larga na minha cidade, onde a população é muito carente e tem vilas que ficam até 100 quilômetros da sede do município. Este programa é de uma importância significativa”, disse Oliveira.
José Rodrigues Alves destacou que o Internet para Todos vai apoiar a modernização, com conectividade e inclusão. “Nossas cidades ganham em participar desse programa, pois a inclusão digital é um desafio, principalmente quando pensamos em nossos distritos. Muitas das vezes, queremos falar, mandar uma mensagem e não temos esse resultado. É uma parcela esquecida pelas operadoras e que agora poderão ter um serviço de qualidade”.
(MCTIC)