Consultores do Senai de todo o Estado participaram, no dia 20 de outubro, da capacitação em desenvolvimento inovador e integrado de produtos (DI2P), ministrada pelo professor Luís Gonzaga, da Divisão de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O curso é destinado aos consultores que atendem os projetos aprovados no Edital Senai Sesi de Inovação 2012 e foi realizado no Campus da Indústria, em Curitiba.
Segundo o professor Gonzaga, a Revolução Industrial trouxe benefícios e desvantagens para o desenvolvimento de produtos. Diminuiu o custo e o tempo de produção e aumentou a qualidade dos produtos. Porém, trouxe também menor interação entre as áreas técnicas e menor customização. Tentar reverter esses dois últimos fatores é o objetivo do DI2P, conta o professor. O fato de termos consumido produtos iguais não nos tornou iguais. O desafio do DI2P é integrar requisitos do ciclo de vida do produto ainda na fase conceitual, aumentando a customização, esclarece.
Gonzaga explica que o desenvolvimento de produtos é um processo que consiste em identificar uma necessidade e atendê-la. “Para desenvolver um produto, o primeiro passo é identificar uma necessidade. Após, é preciso fazer a síntese funcional desse produto. A última fase é avaliar se o que foi sintetizado atende as necessidades identificadas anteriormente”, diz. O professor ainda abordou durante a capacitação técnicas para estimular a prática do DI2P.
(Assessoria de imprensa do Sistema Fiep)