Abrir as portas dos laboratórios e associar-se a empreendedores e companhias de menor porte no processo de criação de novos produtos e solução de problemas. Esses são os caminhos que grandes empresas precisam seguir para se manterem inovadoras. As conclusões são dos professores Leon Sandler e Bill Aulet, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado a meca da inovação no mundo. Em visita ao Brasil para participar de um seminário sobre inovação e empreendedorismo, promovido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV), mantido pela mineradora brasileira, os especialistas conversaram com o Valor sobre os temas. Na opinião de Sandler, que é diretor-executivo do Centro Deshpande para Inovação Tecnológica do MIT, as empresas têm muito a ganhar ao se aproximarem de universidades e até de empresas iniciantes (startups) quando o assunto é inovação. De acordo com Sandler, investir em projetos ao lado de centros de pesquisa ou companhias novatas pode significar também um ganho financeiro, desde que o projeto seja aplicável à realidade da empresa. Nas contas de Sandler, especialista em transformar projetos de inovação em resultados concretos nas empresas, cada US$ 1 investido por uma companhia em projetos de inovação tocados em parceria com universidades ou startups equivale a um investimento entre US$ 10 e US$ 100 em uma pesquisa própria. O pesquisador diz acreditar que esse modelo de pesquisa, também conhecido como inovação aberta, é o caminho para manter investimentos em tempos de crise econômica. Para Aulet, a aproximação entre empresas de grande porte e companhias novatas é muito importante em áreas como o setor de energia e de sustentabilidade em que a inovação custa muito caro. Segundo o especialista, mais acordos desse tipo serão feitos nos próximos anos. De acordo com diretor do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, as pessoas principalmente os jovens querem investir em seus próprios negócios para ter mais liberdade e deixar sua marca no mundo. Além disso, diz que o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos: O emprego ideal não existe mais. Aulet acaba de lançar o livro Disciplined Entrepreneurship (Empreendedorismo Disciplinado, em tradução livre), no qual defende que as habilidades para montar nova empresa podem ser ensinadas a qualquer pessoa. Para ele, é preciso profissionalizar o empreendedorismo e acabar com a percepção de que isso seja algo que apenas algumas pessoas iluminadas conseguem fazer. Para Aulet, ser empreendedor não é uma questão de ter boas ideias, nem de ter dinheiro. Na visão do especialista, o que conta é a capacidade da pessoa de fazer com que seus objetivos se concretizem. (Com informações do Valor Econômico)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.