O mercado brasileiro de proteção solar já é o maior do mundo e atrai investimentos crescentes das fabricantes. A Johnson & Johnson vai relançar para o verão toda a linha de Sundown e trazer novidades para as marcas Neutrogena e Roc. O centro de pesquisa da J&J em São José dos Campos tornou-se neste ano centro global para proteção solar, exportando fórmulas a outros países. A J&J tem mais de 50 produtos de proteção solar no Brasil e 35,5% do mercado, segundo a Euromonitor, empresa especializada em pesquisa de tendências de mercado. A linha da marca líder Sundown terá em setembro embalagem e fórmula novas. A linha de sprays da Sundown também será relançada, em outubro, com uma tecnologia que permite que o filtro solar se fixe na pele molhada, segundo Juliana. Também será lançada uma versão tamanho família da Sundown, de 350 ml. Para a marca Neutrogena, da J&J, que até agora tinha como foco a proteção facial e diária, a novidade é uma linha de nove produtos que podem ser usadas no corpo e no rosto. Apesar de o filtro solar para uso diário no rosto ser o que mais cresce em vendas, muitos brasileiros ainda usam a mesma loção para todas as partes do corpo, segundo Juliana Sztrajtman, gerente de marketing de produtos de beleza da empresa. A Roc, linha de dermocosméticos da Johnson, traz o produto Minesol com fator maior, 70. De acordo com Juliana, o desenvolvimento do produto levou mais de dois anos. Era o produto mais pedido pelos consumidores e dermatologistas. Não é uma tecnologia fácil ter um filtro alto com uma textura seca, porque o filtro é oleoso. A empresa está de olho em um segmento que, segundo a Euromonitor, cresceu 21% no País em 2011 e movimentou R$ 2,25 bilhões, ultrapassando os Estados Unidos. Para competirem, as multinacionais perceberam que precisavam ter fórmulas adaptadas à pele brasileira, mais oleosa. (Com informações do Valor Econômico)

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