02/05/2016
Em momentos de crise, resgatar a criatividade das pessoas torna-se estratégico tanto para o desenvolvimento pessoal como o das organizações. “Mais do que nunca, a inovação é o desafio dos novos tempos. E para que ela possa ser efetivada, a criatividade, sobretudo a coletiva, é o combustível”. Esta é a visão de Luís Humberto Villwock, coordenador do Laboratório de Criatividade do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que inaugura novo espaço no dia 28 de abril, no Global Tecnopuc, em Porto Alegre. A iniciativa é da PUCRS, da HP Inc. e da Hewlett Packard Enterprise (HPE).
Com área de 300m², seis vezes maior do que a inicial, contando com salas de trabalho, maquetaria, arena e sala de imersão, a proposta do CriaLab Tecnopuc vai muito além de ser um espaço de design e arquitetura diferenciados. “Buscamos promover a qualificação do indivíduo para que ele seja mais criativo e livre nas suas propostas e decisões, refletindo no ambiente profissional”, considera Villwock. Para o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, “o CriaLab conecta o Tecnopuc com o que há de mais moderno em termos de ambientes de inovação, oferecendo espaços para estimular a formação criativa de toda a comunidade do Tecnopuc e da PUCRS, elementos essenciais para fomentar empreendedorismo e inovação. E tudo isso junto de grandes parceiros como é o caso da HP Inc. da Hewlett Packard Enterprise”, celebra Prikladnicki.
“Inovar e sempre buscar a reinvenção é parte do DNA da HP Inc., e a parceria com o CriaLab ampliou nossa visão no sentido de se aplicar metodologia no estímulo à criatividade. Isso nos fez incrementar os esforços da área de pesquisa e desenvolvimento, focando mais em resolver problemas reais dos nossos clientes do que na simples criação de novos produtos, o que amplia nossa assertividade”, afirma Cirano Silveira, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da HP Inc. Luis Fernando Saraiva, diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento (R&D Center-Brazil) da Hewlett Packard Enterprise, menciona a importância do fator humano em uma cultura organizacional que propicie a inovação. “O processo de inovação precisa acontecer em todas as esferas de uma empresa, desde a área de Pesquisa & Desenvolvimento até as áreas consideradas operacionais. Um dos nossos objetivos estratégicos é reforçar essa cultura e a parceria com o CriaLab, propiciando o estímulo da inovação como uma pratica diária para os nossos colaboradores, o que nos dá resultados mesmo nas tarefas mais simples do dia-a-dia”, afirma o executivo.
Saraiva também aponta as crenças do R&D Center-Brazil: confiança, agilidade, diversão, respeito, transparência e excelência. “Este conjunto de crenças forma o ambiente adequado para o Fail Fast Learn Faster – falhar rápido e aprender mais rápido ainda. Nossos profissionais estão entre os melhores do mundo. Vivendo os valores da HPE, as crenças do R&D Center-Brazil e inseridos em um ambiente altamente criativo como o do Tecnopuc, nossa capacidade de entregar inovação e excelência é insuperável”, finaliza. Interessados em conhecer ou realizar projetos em conjunto com o Crialab podem acessar o site www.pucrs.br/crialab ou enviar e-mail para crialab@pucrs.br.
Como funciona cada um deles:
Projeto: Em conjunto com parceiros, o CriaLab promove e articula ações para aceleração de projetos de inovação e desenvolvimento. É uma espécie de mentoria criativa que pode ser de curta ou média duração.
Pesquisa: Sob a ótica da metacriatividade e da interdisciplinaridade, a equipe do CriaLab estuda a criatividade como fenômeno por si, aproximando conhecimento acadêmico e de mercado das iniciativas com os quais o CriaLab se envolve.
Educação: A equipe do CriaLab atua ensinando metodologias e práticas de aprendizagem e capacitação em técnicas que estimulem o aprofundamento do processo criativo individual e coletivo.
Hub: Por fim, este eixo foi a forma que o CriaLab encontrou para recarregar as energias, consolidar nossa cultura, aumentar constantemente o repertório e aprender com as trocas e o relacionamento entre pessoas.
(PUC-RS)