Vinte projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, que podem gerar produtos, processos e serviços inovadores, são divulgados pelo Sebrae/MG no livro PII, lançado no último dia 26 de novembro. O Programa de Incentivo à Inovação (PII) é uma iniciativa do Sebrae/MG e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com objetivo de aproveitar o conhecimento gerado nas universidades para criar negócios ou transferir tecnologia para empresas. Na Unifei foram desenvolvidas 20 pesquisas. Elas trazem novidades tecnológicas nas áreas de eletroeletrônica, robótica, software, saúde, biotecnologia, telecomunicações, geração de energia, entre outras. Para o gerente do Sebrae/MG, Anízio Dutra Vianna, o PII promove a aproximação das demandas do setor produtivo com a comunidade acadêmica, trazendo benefícios como a criação de emprego, renda e arrecadação de impostos. Segundo Renato de Aquino, reitor da Unifei, o conhecimento produzido pela humanidade nem sempre gera aplicações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social. Para ele, os grupos de pesquisa nas universidades detêm potencial para produzir inovações e transformar conhecimento em riqueza. O programa de Incentivo à Inovação já foi realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, 120 projetos de inovação estão sendo apoiados pelo PII em Minas Gerais. Em 2009, será criado um projeto piloto para o setor de agroenergia na Ufla. (Fonte: Agência Sebrae de Notícias)
Livro reúne 20 projetos inovadores da Universidade de Itajubá (MG)
Publicação do Sebrae mostra o resultado de pesquisas de professores da Universidade Federal de Itajubá que podem gerar produtos e empresas inovadoras