LNLS ganha novo laboratório de microscopia e nanotecnologia
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), centro de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, localizado em Campinas (SP), contará em breve com um novo laboratório de microscopia eletrônica e nanotecnologia. Só em equipamentos serão gastos cerca de US$ 2,5 milhões. Outros R$ 6 milhões serão destinados à construção do prédio, que abrigará, além de salas de microscopia, um laboratório de nanociência.
O destaque do laboratório é o novo microscópio eletrônico de alta resolução, com um canhão de emissão de elétrons por emissão de campo, com 200 kV de tensão de aceleração dos elétrons. O equipamento tem capacidade para realizar espectroscopia de elétrons com a técnica EELS (Electron Energy-Loss Spectroscopy – espectroscopia por perda de energia de elétrons), com resolução subnanométrica (0,19 nanometros). Trata-se de uma ferramenta de última geração que possibilita não só visualizar átomos e moléculas como também identificar quais os elementos químicos que compõem o material.
O laboratório estará à disposição da comunidade científica a partir de 2008. Os pesquisadores poderão realizar estudos mais apurados na área de ciência de materiais e que hoje são feitos no exterior ou aqui combinados com outras técnicas, porém com resultados pouco satisfatórios. As pesquisas têm como aplicações o desenvolvimento de catalisadores mais eficientes e econômicos para indústria, de aços e ligas metálicas de melhor qualidade, entre outras.