Empresas em início de atividades estão encontrando em Los Angeles uma fonte promissora de recursos financeiros e de conhecimento para sustentarem o crescimento. Entre 2013 e o primeiro trimestre de 2014, 133 novas empresas de diversos setores de atuação receberam, individualmente, US$ 1 milhão ou mais, sendo que o aporte total já soma US$ 1,1 bilhão em investimentos diretos. Somente no primeiro trimestre deste ano, as startups captaram cerca de US$ 520 milhões em Los Angeles. Os investimentos são, na sua maioria, originados de empresas de venture capital. Os negócios mais procurados foram software, consumer web, e-commerce, mobile e B2B web, nesta ordem. Os resultados foram divulgados com base no estudo #TechLA Startups Industry produzido pela empresa BeGreat Partners. Los Angeles conta atualmente com cerca de 1.000 empresas que se enquadram na categoria de startups e que estão se beneficiando do ecossistema criado para promover essas iniciativas. Entre os pontos principais, destacam-se as facilidades em obter informações de negócios por meio de trabalhos compartilhados, o acesso às experiências no desenvolvimento de negócios de empresas que conseguiram crescer com o suporte de investidores e, fundamentalmente, a presença de diversas empresas do setor financeiro buscando novas oportunidades e grandes retornos, claro. A forte concentração local de empresas de tecnologia são os principais drivers para atrair ainda mais negócios para a cidade. A MidStage, incubadora brasileira com presença também em Los Angeles, com o apoio da Câmara de Comércio Brasil Califórnia, promoverá o VentureinLA, programa a ser desenvolvido em Los Angeles que apresentará aos empreendedores brasileiros de startups inovadoras como crescer e se tornar interessantes para obterem parceiros de desenvolvimento de negócios e investidores. Durante uma semana, o VentureinLA reunirá representantes de empresas locais de sucesso como como Twitter, Nation Builder, Grow Think, USC (University of Southern California), investidores e inovadores para apresentarem o que move a cidade em torno dos novos negócios. Nossa expectativa com o programa é ampliar a visão dos empresários brasileiros quanto às possibilidades de crescimento com uma imersão de cultura de negócios, tendo como aliados as empresas e o conhecimento reunidos em Los Angeles, afirma Humberto Matsuda, diretor do fundo de investimento Performa Investimentos, que também participará do programa. A Câmara de Comércio Brasil Califórnia entende que há grandes oportunidades para as companhias brasileiras inovadoras encontrarem o suporte que necessitam para crescer e se destacar no universo das startups. Os brasileiros já são conhecidos pela criatividade e se destacam nas áreas de tecnologia, desde programação básica ao desenvolvimento de produtos e serviços finais de alto valor agregado, afirma Angela Rosenbach, presidente da câmara. Ainda que não tenham interesse em se instalar na região para desenvolver seus projetos, a cidade oferece todo o conteúdo para encontrarem bons parceiros e aprimorarem seus negócios, reforça Angela. Los Angeles tem disponibilidade de caixa para investir em empreendimentos que apresentarem boas perspectivas de escalabilidade e retorno. Mas os empresários brasileiros precisam entender a dinâmica deste mercado, como pensam e como agem os investidores e as empresas que tiveram bom resultado na captação de recursos financeiros e cresceram em know-how, detalha Lucas Júdice, CEO da MidStage Ventures. (MidStage)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.