A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentou no dia 11 de dezembro, juntamente com a Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI), o Estudo para o fomento do uso de Etiquetas Inteligentes nos Setores de Comércio e Serviços Logísticos. O documento aborda o uso do no Brasil e no exterior e também sugere recomendações para o desenvolvimento de uma política industrial direcionada ao fomento de etiquetas inteligentes no país. A conclusão e a apresentação do trabalho são metas do Plano Brasil Maior e uma etapa da Agenda Estratégica de Comércios e Serviços. O estudo é composto por dois volumes: Análise comparativa sobre experiências internacionais, com mapeamento e análise do uso na Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão e Reino; e Experiências no Brasil, com avaliação do uso através de experiências relatadas em oficinas por entidades públicas e privadas. O conteúdo já está disponível para download no site da ABDI – http://www.abdi.com.br/Estudo/Relatorio%20Tecnico%20Etiquetas%20Inteligentes%20-%2011122014%20-%20Ver04.pdf. O Volume 2 destaca os aspectos mercadológicos e tecnológicos, vantagens e desvantagens, aplicações e impactos sobre o ponto de vista das cadeias produtivas de equipamentos e serviços. Também aborda análises sobre instrumentos de financiamento, apoio técnico e regulação e deve ser publicado em 2015. Participaram da apresentação do estudo Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC; Antônio Tafuri e Ricardo Martins especialistas da ABDI; Carla Naves, gerente de projetos, e Claudionel de Campos Leite, coordenador de projetos do Complexto de Eletrônica da ABDI, entre outros representantes do setor público e privado. (MDIC)

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