A tecnologia é hoje a melhor companhia de viagem para o caminhoneiro sonolento ou distraído. O dispositivo que avisa quando o veículo sai da faixa será exigência legal nos caminhões vendidos na Europa a partir de 2015. Sensores que acionam o freio para evitar colisões com o veículo da frente também já estão disponíveis. Novidades como essas perdem a função, no entanto, diante do aumento de coisas que desviam a atenção do motorista. Distração é a maior causa dos acidentes e a indústria percebe hoje que a parafernália tecnológica que instalou nos caminhões para torná-los mais seguros é frequentemente derrotada por smartphones, navegadores e outros inimigos da atenção ao volante. “Chegou a hora de focarmos mais no motorista”, diz Carl Johan Almqvist, diretor mundial de segurança da Volvo Trucks. Faz quatro anos que Almqvist se dedica às pesquisas que a montadora sueca mantém para mapear as causas dos acidentes. O papel do motorista será um dos temas da palestra que o especialista fez no final de setembro em São Paulo. A legislação europeia exige que a partir de 2015 os caminhões saiam de fábrica com um dispositivo para monitorar a faixa de rodagem. Por meio de câmeras e sensores, o equipamento emite sinais sonoros quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar. A indústria também desenvolveu um sensor de ponto cego, que informa se há um objeto ou veículo à direita do caminhão em troca de faixa. Também já pode ser encontrado no mercado europeu o chamado “Driver alert system”, que emite sons e exibe mensagem no painel quando o motorista dirige de forma errada. O sistema, no caso, entende que ele está cansado. A mais recente inovação na Europa é o desenvolvimento de um equipamento que faz o caminhão parar a poucos metros do veículo à frente para evitar a colisão, caso a situação de perigo não seja notada pelo motorista. A ideia não é brecar o caminhão repentinamente. “Isso pode provocar outra colisão se o veículo que vem atrás não tiver o sistema”, diz Almqvist. O equipamento age de forma gradual, suave. Primeiro emite uma luz, avisando que um objeto se aproxima. A luz fica intermitente e é seguida por sinal sonoro se a pessoa ao volante continuar alheia. Na sequência, o freio é acionado aos poucos. Se nem assim o condutor tomar uma atitude, o equipamento faz o que o motorista deveria ter feito. Um filme com um ensaio desses colocado pela Volvo no YouTube atingiu três milhões de acessos em apenas uma semana. Mas se em alguns casos a sonolência do motorista é efeito de longas jornadas, nos países desenvolvidos a vontade de relaxar aparece com o desenvolvimento de veículos mais modernos e confortáveis. “Quanto mais conforto há num veículo, mais o condutor precisa de equipamento de apoio para mantê-lo acordado”, diz Almqvist. (Com informações do Valor Econômico)

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