Grandes corporações estão estimulando startups e negócios já estabelecidos a produzirem inovação no mercado nacional. A IBM lançou no mês passado um programa de empreendedorismo que abre as portas de seus laboratórios para empresários brasileiros. A Intel já recebeu mais de 500 participantes em uma iniciativa de fomento, enquanto a Shell espera receber, em 2012, cerca de 3 mil inscrições para uma ação de capacitação, para jovens de 20 a 34 anos. Outra multinacional, a SAP, acaba de anunciar o lançamento de um novo sistema, desenvolvido no Brasil, em parceira com uma empresa de Minas Gerais. “Esses programas abrem caminho para uma interação maior entre os pequenos empresários e as grandes corporações”, analisa Aloísio Buoro, professor de administração do Insper. Em maio, a IBM lançou o Programa de Empreendedorismo Global para desenvolvedoras de software com menos de cinco anos de atividade. Os participantes têm acesso à linhas de pesquisa, técnicas de vendas e marketing da companhia. É possível ainda participar de uma rede social, com mais de 8 milhões de profissionais de TI, em todo o mundo. “O programa vai apoiar empreendedores na captação de oportunidades de negócios”, afirma Ricardo Mansano, gerente do centro de inovação da IBM. A iniciativa da Intel, batizada de Desafio Brasil, existe há cinco anos e já recebeu mais de 500 startups. Trata-se de uma competição entre projetos de inovação tecnológica – ganha quem mostrar que uma boa ideia pode se tornar um negócio viável. O programa é coordenado pelo Centro de Private Equity e Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas (GVcepe), com apoio da Microsoft, Derraik Advogados e Helice Consulting. Oferece mais de R$ 100 mil em prêmios e 20 horas de mentoring com profissionais da indústria local e dos Estados Unidos, além de assessoria jurídica e consultoria de negócios. “Essa bateria prepara os empresários para apresentações com possíveis investidores”, diz Rubem Saldanha, gerente de educação da Intel Brasil. Os primeiros colocados representam o país em uma etapa latino-americana. O vencedor é classificado para um concurso mundial, em novembro, na Califórnia. O empresário Marcius Victorio da Costa, sócio-diretor da carioca Fumajet, foi um dos finalistas. “Ganhamos visibilidade, credibilidade entre os investidores e ainda fizemos network”, diz. (Com informações do jornal Valor Econômico)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.