O Natura Campus, programa da Natura que tem como objetivo fomentar a inovação por meio da formação de redes colaborativas, divulga os sete projetos de inovação aberta aprovados do edital Ciência, Tecnologia e Inovação. A Chamada de Projetos Natura Campus foi lançada em agosto de 2012, com o objetivo de receber propostas de projetos colaborativos em ciência, tecnologia e inovação e envolveu diferentes áreas de pesquisa de interesse que foram organizadas em dois editais: Edital Amazônia, lançado junto com a inauguração do Núcleo de Inovação Natura Amazônia, sede que a empresa de cosméticos mantém em Manaus, e Edital Ciência, Tecnologia e Inovação. Estimular a atitude empreendedora entre pesquisadores de diferentes instituições e alavancar uma pegada colaborativa é o diferencial do Natura Campus. Promover o intercâmbio entre empresas, academia e pesquisadores em um campo onde as pessoas interajam conduz a um resultado mais eficaz. Os projetos que anunciamos privilegiam a inovação radical com ideias criativas. Nenhuma empresa cresce se não se abrir à comunidade científica, diz Luciana Hashiba, gerente de inovação e parcerias da Natura. Para divulgação dos editais e o processo de avaliação, a Natura visitou 29 instituições entre elas, universidades e hospitais com a participação de mais de mil pessoas. Ao final, foram recebidas propostas de 94 instituições diferentes. Os projetos foram submetidos à Natura, via portal (naturacampus.com.br) entre 15 de agosto e 22 de outubro de 2012 por pesquisadores da comunidade científica e empresas, inclusive fora do Brasil. A avaliação foi dividida em seis etapas, como elegibilidade, alinhamento temático, banca científica, coaching com imersão na Natura e banca avaliadora. Durante o período de submissão dos projetos, os interessados participaram de fóruns de discussão, tiveram acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e inovação para aplicar esses conhecimentos aos seus projetos. Depois de avaliadas por gestores e pesquisadores da área de inovação da Natura sobre alinhamento estratégico e o mérito técnico, as propostas finalistas foram selecionadas para uma etapa de imersão na Natura e colaboração direta com pesquisadores da empresa. Em parceria com a Endeavor (organização que promove o empreendedorismo), esse espaço de interação foi desenhado para permitir que as sinergias em pesquisa, dentro e fora da empresa, pudessem ser destacadas dentro dos projetos. Foram selecionados seis projetos do Edital Amazônia. Já para o Edital de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram sete. O investimento total previsto é de aproximadamente R$ 6 milhões em toda a Chamada de Projetos Natura Campus. (Com informações da Natura)

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