16/05/2016
Desde sexta-feira, dia 13, as mais de 4.100 startups registradas no Brasil contam com um novo espaço para se comunicar diretamente com a Natura, uma das empresas que mais investem em inovação no país. Trata-se do Programa Natura Startups, criado para aproximar a empresa de empreendedores inovadores, com o intuito de gerar novos projetos, processos e produtos. O lançamento ocorre na sede da Natura, em Cajamar, durante o Natura Innovation Day, evento que busca incentivar a troca de ideias e o fomento de oportunidades no campo da inovação.
Na ocasião, haverá a apresentação dos resultados de quatro dias de colaboração e prototipagem do #HackatonEkos, promovido pela Natura no fim do ano passado na Amazônia, além de mesa redonda com representantes da Coca-Cola, Itaú, Instituto InnovAction, Senai e Natura, que debaterão a relação entre empreendedorismo e inovação.
Sobre o Programa Natura Startups
Com o objetivo de se relacionar com as startups, identificá-las e conectá-las com as oportunidades internas, além de estimular o surgimento de outras nas áreas e temas de interesse, a Natura busca parcerias com empresas que contribuam para sua proposta de valor, gerando inovação e aumentando o bem-estar do cliente no uso de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
O programa conta com uma plataforma online com uma interface simples e dinâmica, o portal Natura Startups. Entre as informações disponíveis, estão os temas de interesse da empresa, detalhes sobre cases anteriores, repercussão do Natura Startups na mídia, FAQ, assim como passo a passo de como enviar uma proposta.
“A Natura atua no modelo de inovação aberta e colaborativa há mais de dez anos porque acredita que o trabalho em rede gera resultados concretos e positivos para o nosso negócio”, avalia a gerente de Inovações e Redes da empresa, Luciana Hashiba.
Como tudo começou
No início de 2014, a Natura percorreu parte do Brasil em busca de empreendedores inovadores, por meio do contato com aceleradoras, parques tecnológicos, consultorias de inovação e fundos de investimento para entender como entrar no mundo das startups. Após um longo trabalho de campo, 16 startups foram selecionadas e entrevistadas pela área de Inovação Aberta da Natura e cinco participaram de um showcase realizado internamente.
No ano passado, ação de prospecção de potenciais parceiros, em conjuntos com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), resultou no recebimento de 146 propostas. Dessas, 114 estavam alinhadas aos interesses da Natura e 64 foram aprovadas em uma primeira fase. Hoje, são 33 startups interagindo com diferentes áreas da Natura, sendo que 13 já participam de projetos ou desenvolvem pilotos em parceria com a Natura.
Cases de sucesso
Indentificada no Showcase da Inovação, em pouco mais de um ano de relacionamento, já são oito projetos desenvolvidos na Natura pela curitibana Já Entendi, especializada em inteligência educacional. O primeiro foi no final de 2014, quando criou uma plataforma voltada para o treinamento sobre conteudo técnico de produtos para as Consultoras Natura. Gladys Mariotto, fundadora da startup, reforça a importância do projeto para a ascenção da empresa no mercado: “Quando falamos do trabalho com a Natura, o mercado nos vê com outros olhos”.
Outra história envolve as startups Allevo e Goga, de Porto Alegre, que somaram competências e inteligência em rede para trazerem novas tecnologias para transmissão de conteúdos sobre produtos, que foram traduzidas em uma linguagem mais amigável às consultoras pela Já Entendi. “Para nós, o trabalho com a Natura foi muito bom e consolidou nossa credibilidade no mercado. É como um selo de qualidade, um relacionamento que não tem preço”, diz Arthur de Franceschi, sócio e fundador da Goga.
“Todo esse trabalho em rede nos ajuda a ter um novo olhar sobre o alcance do nosso próprio negócio e a disseminar conhecimento e desenvolver novos treinamentos”, completa Luciana Hashiba.
(Natura)