Ao adquirirem um papel cada vez mais importante nos negócios da empresa, a inovação aberta colaborativa e a formação de redes na Natura acabam de ganhar ainda mais reforço e relevância com o relançamento do Programa Natura Campus, que aconteceu no mês de novembro. O objetivo do Programa é estabelecer um elo de relacionamento constante com a comunidade científica, favorecendo o uso do conhecimento e das redes para gerar oportunidades de interação, colaboração em pesquisa, inovação e geração de valor para a Natura e sua rede de parceiros. Nesse contexto, o Natura Campus se apresenta em 2011 voltado ao relacionamento com o meio científico, permitindo um aprendizado da interação entre Instituições de Ciência e a Natura e das oportunidades de avanço nessa área com ganhos mútuos e sinérgicos para todas as partes. Ele passa a ser aberto para todas as ciências, incluindo humanidades e sociais aplicadas, além das tradicionais linhas de pesquisa da Natura voltadas às tecnologias sustentáveis, ciências dos ingredientes, do Bem-Estar, de Pele e Cabelo e Sentidos e Design de Experiências. Outra inovação que será apresentada é a reformulação do Portal, que passará a atuar como um canal de comunicação mais intenso e claro, de forma a atrair pesquisadores e oportunidades de colaboração. Com o Natura Campus intensificamos a força do relacionamento entre a Natura, as universidades, instituições de Ciência e os órgãos de apoio e fomento à pesquisa. O modelo de inovação aberta adotado por nós possibilita que essas parcerias evoluam para uma rede conectada de ciência e inovação que contribui para aumentar a competitividade da empresa no mercado e para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país explica Luciana Hashiba, gerente de gestão e redes de inovação na Natura. Diante da internacionalização da empresa e do fato de que o conhecimento científico não tem limites geográficos, o Programa desempenha um papel crucial também criando oportunidades de conectar pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Dessa forma, a expansão do escopo para uma abrangência global é outra mudança que acontece em sua nova fase. Até 2011 a Natura colaborou com 18 Instituições de Ciência e Tecnologia parceiras de nove estados diferentes e alcançou a marca de 32 projetos colaborativos concluídos e sete em andamento voltados à pesquisa científica básica ou tecnológica. REINVENÇÃO DO PROGRAMA Para atuar como Programa de Relacionamento e Colaboração em Redes com parceiros das Instituições de Ciências foram desenvolvidas diversas formas de interação. Entre elas, destacam-se a Interatividade Digital, ou seja, a total inserção do Natura Campus na web com ferramentas modernas de construção de conhecimento e colaboração, Media Center, espaço Natura Campus que organiza e disponibiliza informações sobre a inovação na Natura, permitindo ao público interessado o acesso a dados da empresa, estudos de caso e muito mais e os Desafios na Rede, que serão lançados com o objetivo específico de apresentar uma demanda a Instituições que poderão ser de caráter técnico, científico, criativo, infraestrutural, estratégico, entre outros, abordando temas de inovação específicos. Outro destaque é para as Chamadas de Propostas de Colaboração em Pesquisa com a Natura, em que a Natura disponibiliza um espaço para que sejam submetidas propostas de projetos. Para organizar de forma eficaz e gerar análises de mérito técnico-científico comparativas, o Programa adota agora fluxos determinados e em períodos específicos de submissões, modelo que permite o planejamento das atividades de pesquisa internamente e da rede de parceiros. SOBRE O NATURA CAMPUS Desde 2006, o Programa Natura Campus conta com um portal de internet que facilita relacionamentos a favor da inovação aberta. A meta do programa é a inovação radical e a formação de redes com universidades, sendo destinado a todos os pesquisadores e estudantes ligados a Instituições de Ciência e Tecnologia reconhecidas pelo governo brasileiro. Desde sua criação, o Programa Natura Campus já recebeu mais de uma centena de propostas, incluindo: captações de propostas através do portal de internet, chamadas em editais públicos e ideias de projetos apresentadas diretamente a nossos pesquisadores e encomendados pela Natura. (Com informações da Natura)

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