A Olimpíada USP de Inovação 2011, que chega à sua segunda edição neste ano, busca, além de estimular a produção, atuar também na divulgação do material produzido na Universidade. Segundo o professor Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação, estabelecer junto à comunidade estudantil a cultura da inovação tecnológica é um dos principais objetivos da Olimpíada, promovida pela agência. A Olimpíada tem suas inscrições abertas até 16 de junho em seu site oficial. Muitos dos projetos apresentados na Olimpíada são viabilizados e se tornam produtos que podem ser utilizados pela sociedade. Este foi o caso do dentifrício líquido (gel dental, mas com menor consistência) idealizado por Fabiano Vilhena, formado pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e vencedor da primeira edição da competição. Vilhena criou um dentrifício que, mais ácido, tem a metade do flúor utilizado nos cremes convencionais, reduzindo o risco de fluorose (alterações na formação dos dentes), causado pela ingestão excessiva de flúor. O produto aguarda apenas a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a ser produzido. A previsão de Vilhena é que isso ocorra até o começo do segundo semestre. A ideia foi criada em parceria com a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, orientadora do trabalho. Vanderlei Bagnato aponta que a transferência do que é estudado na pesquisa para a efetiva viabilidade mercadológica sustenta o conceito de inovação que a Olimpíada busca. Inovação é o ato da criatividade humana para resolver um problema concreto. Quem inova na pesquisa já pensa em necessidades do mercado, de modo geral. Essa ideia deve ser expandida, pois os benefícios não são exclusivos das empresas produtoras. É um lucro do Estado e da sociedade, afirma o professor. Mais informações: transtec.usp.2@gmail.com ou danielm.medeiros@terra.com.br. (Com informações da Agência USP de Notícias)

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