Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevAnpei organiza primeiro fórum das mulheres inovadoras16 agosto 2018NextEspecialistas debatem sobre a criação de valor a partir de tendências tecnológicas23 agosto 2018
  • Destaques

Para Hitendra Patel, sustentabilidade, saúde, conexão e robótica são as novas alavancas de criação de valor

22 de agosto de 2018in Destaques 0 Comments 0 Likes

22/08/2018

Baixe aqui esta apresentação!

Ministrada por Hitendra Patel, fundador e CEO Global da IXL Center – consultoria global eleita pela Forbes dentre as 20 melhores empresas para inovação, modelagem e crescimento de negócios, a palestra de abertura da Conferência Anpei 2018, realizada no dia 15 de agosto, em Gramado-RS, contou com o tema central do evento – “Novas Alavancas de Criação de Valor”.

Para o palestrante internacional, de nacionalidade indiana, o mundo está passando por um momento de disrupção, em que as bases do desenvolvimento empresarial estão sendo completamente ressignificadas. “Para acompanhar esse processo, a estratégia de inovação será repleta de altos e baixos e em constante mutação”, apontou Patel.

Em sua fala, o CEO destacou quatro enquadramentos que definem o cenário atual: a atenção para questões ambientais e sustentabilidade; a preocupação crescente com a saúde, principalmente quando a população idosa cresce no mundo todo; a necessidade imprescindível de conectar pessoas; e a robotização dos mais diferentes processos da produção e da vida cotidiana.

Com base neste panorama, Patel apontou que as empresas que querem inovar precisam expandir seus serviços, produtos e áreas de atuação. “É preciso criar uma cadeia de opções que ampliem as condições de sucesso e adaptação ao mercado, em vez de um único produto ou serviço inovador”.

Professor de inovação da Universidade de Toronto, Hitendra Partel também é responsável pelo IXLerator, aceleradora de pequenas e médias empresas com foco em produtos disruptivos. “Estamos nos movendo para um futuro totalmente conectado. O papel da empresa mudou: ela agora deve monitorar e prever o mercado”.

Como dicas de adaptação a esse novo cenário, Patel ressaltou aos empresários presentes a importância dos millennials. “Trata-se de um consumidor que gasta dinheiro de forma diferente. Talvez seja a geração que nasceu na época mais rica da história. Eles vivem experiências e gostam de testar as coisas, mas não necessariamente de tê-las. São pessoas que vivem em uma velocidade rápida”.

Além de pensar nesse novo consumidor, o professor também destacou a busca por parcerias como um dos segredos do sucesso no mercado digital. “Hoje, as empresas têm facilitadores. É possível encontrar no mercado soluções e tecnologias que atendam ao seu negócio, sem a necessidade de criá-las internamente”.

Segundo Patel, outra solução é investir na inovação interna, criando núcleos especializados. “Se a empresa tiver tempo e profissionais pensando em novas soluções, ficará mais fácil acompanhar as mudanças de mercado”.

Durante sua palestra, o professor e CEO da IXL Center apresentou alguns exemplos, como o da Pepsico, que planejou o preenchimento de um gap de crescimento de US$ 10 milhões em cinco anos. “A partir da tendência atual de preocupação com uma mais vida saudável, a empresa começou a investir na venda de garrafas d’água, mas, foi além, e criou toda uma linha voltada para isso, chamada Better For You, com sucos e isotônicos”, explicou.

Nesse sentido, de acordo com Patel, para seguir no projeto de inovação, após a escolha de um novo campo, é preciso definir um pipeline estratégico de longo prazo para a evolução dos produtos. “Quando a Apple lançou o iPad 1, por exemplo, ele não vinha com câmera. Quando as outras empresas criaram cópias do produto, a Apple já tinha a segunda versão com câmera”.

Com a ideia de não esperar as mudanças, mas sim criar o futuro, HItendra Patel ressalta a importância da análise de tendências de mercado, que devem fazer parte do plano de inovação.

Sobre a Conferência Anpei de Inovação

Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em sua última edição, que aconteceu de 15 a 17 de agosto desse ano, em Gramado-RS, o tema trabalhado foi “Novas Alavancas de Criação de Valor”. O evento contou com 35 painéis, 2 workshops, 106 cases recebidos e 16 selecionados, 26 patrocinadores, 45 apoiadores institucionais e 900 participantes de 300 empresas diferentes.

A Conferência 2019 já tem data marcada. Acontecerá de 24 a 26 de abril, em local a ser divulgado em breve.

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI entende que o PL 847/2025 pode trazer mais oportunidades de crédito para o setor produtivo
ANPEI entende que o PL 847/2025 pode trazer mais oportunidades de crédito para o setor produtivo
10.07.2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (30)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR