22/08/2018
Ministrada por Hitendra Patel, fundador e CEO Global da IXL Center – consultoria global eleita pela Forbes dentre as 20 melhores empresas para inovação, modelagem e crescimento de negócios, a palestra de abertura da Conferência Anpei 2018, realizada no dia 15 de agosto, em Gramado-RS, contou com o tema central do evento – “Novas Alavancas de Criação de Valor”.
Para o palestrante internacional, de nacionalidade indiana, o mundo está passando por um momento de disrupção, em que as bases do desenvolvimento empresarial estão sendo completamente ressignificadas. “Para acompanhar esse processo, a estratégia de inovação será repleta de altos e baixos e em constante mutação”, apontou Patel.
Em sua fala, o CEO destacou quatro enquadramentos que definem o cenário atual: a atenção para questões ambientais e sustentabilidade; a preocupação crescente com a saúde, principalmente quando a população idosa cresce no mundo todo; a necessidade imprescindível de conectar pessoas; e a robotização dos mais diferentes processos da produção e da vida cotidiana.
Com base neste panorama, Patel apontou que as empresas que querem inovar precisam expandir seus serviços, produtos e áreas de atuação. “É preciso criar uma cadeia de opções que ampliem as condições de sucesso e adaptação ao mercado, em vez de um único produto ou serviço inovador”.
Professor de inovação da Universidade de Toronto, Hitendra Partel também é responsável pelo IXLerator, aceleradora de pequenas e médias empresas com foco em produtos disruptivos. “Estamos nos movendo para um futuro totalmente conectado. O papel da empresa mudou: ela agora deve monitorar e prever o mercado”.
Como dicas de adaptação a esse novo cenário, Patel ressaltou aos empresários presentes a importância dos millennials. “Trata-se de um consumidor que gasta dinheiro de forma diferente. Talvez seja a geração que nasceu na época mais rica da história. Eles vivem experiências e gostam de testar as coisas, mas não necessariamente de tê-las. São pessoas que vivem em uma velocidade rápida”.
Além de pensar nesse novo consumidor, o professor também destacou a busca por parcerias como um dos segredos do sucesso no mercado digital. “Hoje, as empresas têm facilitadores. É possível encontrar no mercado soluções e tecnologias que atendam ao seu negócio, sem a necessidade de criá-las internamente”.
Segundo Patel, outra solução é investir na inovação interna, criando núcleos especializados. “Se a empresa tiver tempo e profissionais pensando em novas soluções, ficará mais fácil acompanhar as mudanças de mercado”.
Durante sua palestra, o professor e CEO da IXL Center apresentou alguns exemplos, como o da Pepsico, que planejou o preenchimento de um gap de crescimento de US$ 10 milhões em cinco anos. “A partir da tendência atual de preocupação com uma mais vida saudável, a empresa começou a investir na venda de garrafas d’água, mas, foi além, e criou toda uma linha voltada para isso, chamada Better For You, com sucos e isotônicos”, explicou.
Nesse sentido, de acordo com Patel, para seguir no projeto de inovação, após a escolha de um novo campo, é preciso definir um pipeline estratégico de longo prazo para a evolução dos produtos. “Quando a Apple lançou o iPad 1, por exemplo, ele não vinha com câmera. Quando as outras empresas criaram cópias do produto, a Apple já tinha a segunda versão com câmera”.
Com a ideia de não esperar as mudanças, mas sim criar o futuro, HItendra Patel ressalta a importância da análise de tendências de mercado, que devem fazer parte do plano de inovação.
Sobre a Conferência Anpei de Inovação
Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como um fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.
Em sua última edição, que aconteceu de 15 a 17 de agosto desse ano, em Gramado-RS, o tema trabalhado foi “Novas Alavancas de Criação de Valor”. O evento contou com 35 painéis, 2 workshops, 106 cases recebidos e 16 selecionados, 26 patrocinadores, 45 apoiadores institucionais e 900 participantes de 300 empresas diferentes.
A Conferência 2019 já tem data marcada. Acontecerá de 24 a 26 de abril, em local a ser divulgado em breve.