Nos últimos anos, observa-se no Brasil a ampliação dos mecanismos de fomento, apoio e incentivos fiscais às empresas de pequeno e grande porte, mas há poucos instrumentos voltados para as empresas de médio porte. Diante desse cenário, a Anpei está fazendo um estudo inédito no país: a pesquisa sobre a Competitividade da Média Empresa no Brasil. A iniciativa é patrocinada pelo CNPq e está sendo realizada em parceria com Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT-USP). Como parte da pesquisa, a Anpei organizou um questionário para ser preenchido pelas empresas, disponível na páginahttp://anpei.tempsite.ws/intranet/mediaempresa/. Os dados obtidos junto às empresas são fundamentais para o estudo atingir seu objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas e a construção de instrumentos voltados às necessidades e características das médias empresas. As informações coletadas serão sigilosas e serão divulgadas de forma consolidada por meio de gráficos, tabelas e quadros sem nenhuma menção ao entrevistado(a) ou a empresa correspondente. A Anpei calcula que o questionário pode ser preenchido em 15 a 20 minutos. Ao responder ao questionário, a empresa receberá, após a análise final dos dados coletados, um quadro comparativo entre a sua resposta e a resposta consolidada das demais médias empresas, o relatório analítico “Como a sua empresa pode crescer?”, além do próprio estudo sobre “Competitividade da média empresa no Brasil”. A pesquisa não fará uma simples retomada de séries históricas interrompidas e revisão de programas descontinuados, mas pretende estabelecer uma plataforma conceitual sobre o papel das médias empresas, em particular as inovadoras, na estratégia competitiva do Brasil, de construir uma base de conhecimento sobre esse segmento e formular uma agenda de políticas públicas apropriada. No Brasil, as médias empresas não podem gozar dos benefícios mais utilizados para alavancar os pequenos negócios e ainda passam a lidar com a complexidade de gestão das empresas de grande porte. A pesquisa pretende entender o interesse das empresas em rumar para o patamar de grande porte, e levantar os desafios que as companhias enfrentam ou enfrentaram para passar de pequeno para médio porte, se manter competitivas no mercado e se tornar firmas de grande porte. Uma das dificuldades para se tratar da média empresa é justamente sua definição. Há vários conceitos diferentes no Brasil e no exterior que englobam critérios como número de funcionários e faturamento. Para o estudo, é considerada média empresa as que registram um número de funcionários diretos situados na faixa entre 50 a 240 pessoas, e as que tenham sido reconhecidas publicamente nesta categoria por agência de fomento, em especial Finep e BNDES. Levantamento do IBGE (2010) indica que, em 2008, havia aproximadamente 60 mil empresas de médio porte no Brasil, sendo que as indústrias de transformação respondiam pela maior quantidade de médias empresas no Brasil com participação de 28,2% em 2008, seguido pelas empresas de comércio (18,1%) e construção (9,3%). O mesmo levantamento apontou que dos cerca de 44,5 milhões de empregos existentes em 2008, aproximadamente 6 milhões eram gerados por empresas de médio porte, o que representa uma participação de 13,5%, um dos piores índices se comparados aos obtidos pela OCDE.

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