O ambiente em que vivem as empresas hoje no Brasil não é mais de luta das médias e pequenas contra as grandes, pois é possível se estabelecer parcerias em que todas ganhem. A declaração foi feita pelo diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional, Carlos Alberto dos Santos, durante sua palestra Pequenos negócios nas cadeias de valor: um modelo competitivo de negócios. Ela foi preferida nesta segunda-feira (28/04), durante a 14ª Conferência Anpei, que está sendo realizada no Expocenter Norte, em São Paulo. A ideia do dirigente do Sebrae está dentro do conceito de encadeamento produtivo, que é uma estratégia para aumentar a competitividade, a cooperação e a competência tecnológica, além de melhorar a gestão das empresas. Isso ocorre por meio de relacionamentos cooperativos, de longo prazo e mutuamente atraentes, que se estabelecem entre grandes companhias e pequenas empresas de sua cadeia de valor, explicou Santos. De acordo com ele, essas parcerias podem ser o caminho para que as médias e pequenas empresas sobrevivam e prosperem. Ou seja, em vez de apostar apenas nos consumidores pessoas físicas, as empresas de pequeno porte devem se voltar também para o cliente corporativo, isto é, ter outras empresas como clientes. Nessa posição as grandes empresas decidem o que compram, e o que as pequenas empresas devem produzir. É um mercado difícil para as pequenas empresas, mas muito bom, porque é um mercado firme, disse Santos. De acordo com ele, há novos espaços para os pequenos negócios dentro do encadeamento produtivo, tanto a montante de um grande fabricante na cadeia produtiva, atuando como fornecedor, como a jusante, trabalhando como distribuidor, varejista, consumidor ou na pós-venda e na reciclagem. É um mundo que traz benefícios para todos. Para as grandes empresas, eles incluem melhores preços e flexibilidade e agilidade, garantidas pela competitividade dos fornecedores; redução de custos de transporte e logística; visibilidade nacional do ponto de vista da sustentabilidade econômica, social e ambiental; e aumento do potencial de inovação. Para as pequenas e médias empresas, entre os benefícios do encadeamento produtivo estão o aumento da competitividade e produtividade, por causa do aprimoramento dos processos; maior geração de empregos; crescimento da própria empresa e das economias locais; e inovação e incentivo para a expansão dos fornecedores locais.
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