Em sua quarta edição, a Pintec 2008 ampliou o conceito de inovação, ao incorporar o levantamento de novidades organizacionais e de marketing ao âmbito da pesquisa. Entre as indústrias inovadoras participantes da pesquisa, por exemplo, 68,7% afirmaram que realizaram ao menos uma inovação organizacional e 59,3% alguma inovação de marketing no período de 2006 a 2008. Em relação às inovações em marketing, de acordo com a pesquisa, sobressai na indústria as novidades na estética, desenho ou outras mudanças (45,8%). Já em relação à inovação organizacional, despontaram as novas técnicas de gestão para melhorar rotinas e práticas de trabalho (47,1%) e novos métodos de organização do trabalho (45,2). Outra mudança na metodologia da pesquisa foi a adoção da nova Classificação de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), que limita a comparação com dados das pesquisas anteriores. De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, a mudança foi necessária porque a maioria dos países já a adotou em seus levantamentos do gênero, o que impossibilitaria comparar os dados da pesquisa brasileira com os das internacionais, que é um de seus objetivos. Numa análise preliminar, os números da pesquisa mostram um progresso no sistema nacional de inovação no período de 2006 a 2008, embora lento em alguns aspectos importantes, conclui Ávila. NOTA DA ANPEI A Anpei também postula a ampliação do conceito de inovação nas atuais linhas de fomento a essa atividade nas empresas. Pela proposta da entidade, além de produtos e processos, o conceito de inovação também deve abranger inovações em marketing, serviços, modelos e gestão de negócio, entre outros.

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.