Petrobrás investirá R$ 1 bi em parcerias tecnológicas
A Petrobras lançou no dia 5 de abril, no Rio de Janeiro, um novo conceito de parceria com universidades e instituições de pesquisa, que significará um investimento de mais de R$ 1 bilhão até 2008. A partir de agora, a estatal financiará tanto pesquisas no segmento de petróleo, gás e energia como de outros temas tecnológicos que sejam de interesse para a empresa.
O novo conceito de parceria estabelece dois modelos de relacionamento: um será formado por núcleos regionais de competência especializados em petróleo, gás e energia, que estejam localizados nas proximidades de unidades operacionais da empresa. Em cada região, uma instituição de ensino e pesquisa será escolhida para desenvolver projetos de interesse da empresa.
A outra forma de parceria é mais ampla, e será constituída por redes temáticas que tratarão de temas de interesse estratégico para a Petrobras; nesse modelo os trabalhos serão desenvolvidos por meio de redes de colaboração entre instituições de reconhecida competência.
O anúncio do novo conceito de parceria tecnológica foi feito em cerimônia na sede da empresa, que contou com a presença do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Odilon Marcuzzo do Canto, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de reitores e dirigentes de 76 instituições de ensino e pesquisa, além de diretores de entidades públicas ligadas aos setores de petróleo, gás, e ciência e tecnologia.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras