30/05/2017
A Solvay anuncia que dois tipos de sulfeto de polifenileno (PPS) Ryton foram certificados para contato com água potável, de acordo com as regulamentações NSF 61 (EUA), WRAS (Reino Unido), W270 DVGW e KTW (Alemanha), ACS (França) e DM 174 (Itália).
Esses produtos compõem o amplo portfólio de soluções de substituição de metais para aplicações de encanamento, aquecimento e sanitárias da Solvay. Os materiais de substituição de metal da Solvay eliminam o risco de corrosão galvânica e acúmulo de incrustações, ajudam a reduzir custos e facilitar o cumprimento de regulamentações mais rigorosas para níveis admissíveis de chumbo na água potável.
Os dois novos grades Ryton PPS (R-4-242-NA (natural) e R-4-242-BL (preto)) substituem os metais, bem como os plásticos de engenharia concorrentes, e enfrentam com sucesso os principais desafios para produtos finais no processamento de água potável, tais como contadores de calor e água, bombas de água, componentes de caldeira, torneiras, cartuchos, juntamente com válvulas de balanceamento e outras. Ambos os grades se beneficiam da nova tecnologia de dimensionamento da fibra de vidro que dá lhes uma vantagem clara em relação a maioria dos outros PPS comercialmente disponíveis neste segmento de mercado, especialmente para aplicações em sistemas pressurizados de água quente.
“Nossos novos grades Ryton R-4-242 expandem a oferta da Solvay de polímeros com custos competitivos e de alto desempenho, que podem efetivamente substituir o latão e outros metais em produtos de encanamento, aquecimento e sanitários”, diz Terry Brcka, Gerente de Produtos Globais da Unidade de Negócios Globais Specialty Polymers da Solvay. “Eles foram especialmente desenvolvidos para oferecer um perfil de propriedade superior e cumprir com os mais exigentes requisitos regulamentares para o contato com água potável.”
Os novos grades Ryton PPS combinam altas propriedades de desempenho mecânico, incluindo excelente resistência à deformação em água quente e vapor, com excelente resistência química e térmica a altas temperaturas. Eles oferecem estabilidade dimensional excepcional, incluindo pouca a nenhuma absorção de umidade, e resistência superior à exposição prolongada à água quente até 140°C (284°F). Os dois materiais também exibem uma viscosidade muito baixa, que acomoda o design e a moldagem por injeção de peças altamente complexas e ou de espessura reduzida.
“Em todo o mundo há uma crescente demanda por aplicações de água potável e os grades Ryton são uma importante adição à nossa ampla linha de soluções de materiais certificados para este mercado dinâmico”, acrescenta Philippe-Jacques Leng, Gerente de Mercado Global da Unidade Global de Negócios Specialty Polymers da Solvay. “Eles nos ajudarão a atender às necessidades dos clientes em busca de uma escolha mais ampla de materiais disponíveis globalmente, abrindo novas oportunidades para diferenciação de produtos competitivos e crescimento futuro nos setores de encanamento, aquecimento e sanitário”.
A Solvay oferece a mais ampla seleção de polímeros de alto desempenho para aplicações de substituição de metais em sistemas de manuseio de água. Além dos novos grades Ryton PPS, o portfólio da Solvay inclui a poliftalamida Amodel (PPA), poliarilamida Ixef (PARA), polietercetona KetaSpire (PEEK), poliamida de alto desempenho Omnix (HPPA) e uma família de compostos de polietileno reticulados (Polidan PEX).
Complementando estes produtos amorfos e semicristalinos, a Solvay tem vários polímeros à base de sulfona adequados para aplicações de encanamento de água quente, incluindo Udel polissulfona (PSU), Verelix polietersulfona (PESU), Radel polifenilsulfona (PPSU) e Acudel PPSU modificado. Além disso, o fluoreto de polivinilideno Solef (PVDF) tem uma adequação comprovada a sistemas de tubulação para água ultrapura, água quente e ácidos concentrados.