25/11/2016
A Natura e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciaram, durante evento realizado na sede da instituição de ensino e pesquisa, em Brasília, os vencedores da primeira edição do Prêmio Capes Natura Campus de Excelência em Pesquisa. A iniciativa concedeu R$ 25 mil aos dois autores de trabalhos científicos selecionados entre 268 artigos inscritos nas duas categorias, relacionadas a sustentabilidade e a sociobiodiversidade.
Com o objetivo de estimular a pesquisa de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados às temáticas da sustentabilidade e da biodiversidade, a premiação já prevê outras duas edições, que devem ocorrer a cada dois anos.
“A construção de parcerias e de redes de inovação para o estímulo à pesquisa acadêmica e científica no país é o nosso propósito com o programa Natura Campus, com dez anos de atuação”, explica Daniel Gonzaga, diretor de desenvolvimento de produto da Natura. “Estamos muito felizes com a realização dessa premiação, que é a prova de que há grandes trabalhos sendo realizados em nosso país. É preciso valorizá-los”, conclui.
O diretor de Educação à Distância da Capes, Carlos Lenuzza, destaca a iniciativa do prêmio como ação inovadora, com o objetivo de estimular a pesquisa de excelência em uma área estratégica para o país. “O tema da biodiversidade e sustentabilidade é central no debate internacional e dever ser um compromisso brasileiro – do Estado e de empresas – diante de nossas dimensões continentais e maior biodiversidade do planeta. A Natura é um exemplo de como tratar o assunto com excelência e de forma brasileira”, diz.
Sobre os trabalhos premiados
O vencedor na categoria “Sustentabilidade: novos materiais e tecnologias” foi Fernando do Couto Rosa Almeida, doutorando na Universidade de Caledonia Glasgow, na Escócia. O pesquisador abordou no artigo Sugarcane Bagasse Ash Sand: Brazilian Agroindustrial By-Product For Use In Mortar, publicado no periódico Construction Building Material, uma forma de obter novos insumos em substituição aos existentes na natureza, como forma de preservação do meio ambiente. No artigo, Almeida propõe a substituição da areia pela cinza do bagaço da cana-de-açúcar, para a fabricação de concretos e argamassas.
O trabalho teve a orientação do professor Almir Salles, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que explica que o desenvolvimento do novo material tem potencial de resolução de um duplo problema ambiental. “O material residual da produção do álcool e do açúcar é gerado na ordem de milhões de toneladas ao ano, o que constitui grave passivo ambiental. Por outro lado, a areia já está escassa em muitos estados, porque a areia de construção, em sua maior parte, é retirada dos nossos rios, o que gera assoreamento, estando inclusive proibida a abertura de novas lavras de areia. O resíduo da queima da cana então, pode se tornar um material com valor agregado, substituindo a areia”, afirma.
O premiado na categoria “Sociobiodiversidade e Conservação Biológica”, Diogo Soares Samia, mestre pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez uma relação entre a ecologia comportamental e a conservação biológica de aves e mamíferos, no artigo Increased Tolerance to Humans Among Disturbed Wildlife, publicado na revista Nature Communications. O estudo identifica características de espécies mais propensas à extinção, devido ao aumento da população humana.
“Dado à presença humana, os animais podem reconhecer os humanos como predadores. Por outro lado, há espécies muito bem-sucedidas. Um exemplo clássico são os pombos, cuja abundância é maior em áreas urbanas e naturais. Em nosso estudo, criamos um modelo baseado em evidências para identificar essas espécies”, explica o autor.
Para a seleção, puderam concorrer ao Prêmio trabalhos individuais ou em coautoria, de portadores do título de mestre ou doutor ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados a instituições de pós-graduação e pesquisa e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Mais informações na página do Prêmio Capes Natura Campus: http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/27052016-nota-premio-capes-natura.pdf.
(Natura)