Começou neste ano programa de incentivo fiscal à inovação no Rio Grande do Sul. O decreto que concede benefícios fiscais às três primeiras empresas gaúchas contempladas pelo programa Pró-Inovação/RS está em vigor desde o dia 31 de dezembro, quando foi publicado pelo governo no Diário Oficial. As indústrias terão direito a um desconto de 75% do ICMS gerado pelos produtos inovadores inscritos no programa por um prazo de três anos, renovável por mais três anos.
Marcopolo, Keko Acessórios e a Solidtech 3D são as beneficiadas. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Eduardo Macluf, o decreto marca o início efetivo da Lei da Inovação, aprovada em julho de 2009 pela Assembleia Legislativa.
Fechamos este ciclo. Estamos na vanguarda do desenvolvimento tecnológico no País, definiu o secretário.
Os projetos foram avaliados por um comitê técnico que levou em consideração aspectos como o caráter inovador do produto, os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento nos últimos três anos e o número de pesquisadores. Também pontuam indústrias instaladas em parques tecnológicos e que mantenham convênios para transferência de conhecimento com universidades.
A primeira empresa a solicitar o benefício do Pró-Inovação/RS ingressou com o pedido no final de julho. Desde então, 15 processos para a concessão do benefício estão tramitando.
Como o investimento é de alto risco, a parceria com o Estado é essencial. O benefício vai impactar outros dois projetos que desenvolvemos, festejou Rudinei Silva, diretor da Solidtech 3D.
O Pró-Inovação foi criado em dezembro de 2009 como parte da Lei da Inovação. Integra também o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos, que incentiva a organização de incubadoras de tecnologia no Estado. Sete parques credenciaram projetos para disputar R$ 10 milhões em incentivos.
(Fonte: Zero Hora)