R$ 17 milhões para pesquisas em biocombustíveis
Com o objetivo de impulsionar o setor de biocombustíveis brasileiro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) irá investir R$ 17 milhões em pesquisas voltadas para a produção de etanol e biodiesel. Os recursos são provenientes dos Fundos Setoriais de Petróleo e Gás Natural (CT-Petro), de Agronegócio (CT-Agro) e de Biotecnologia ( CT-Biotecnologia).
As propostas devem primar pelos avanços científicos e tecnológicos, abordar os aspectos ambientais, econômicos e sociais pertinentes e enquadrar-se em um dos dois eixos temáticos propostos pelo edital: (1) Avanços Científicos, Tecnologias de Vanguarda e Tecnologias com Inovações Radicais para a Produção de Etanol e (2) Avanços Científicos e Tecnológicos para a Cadeia de Produção de Matéria-Prima e Industrialização do Biodiesel.
Podem apresentar propostas instituições e grupos de pesquisa com experiência consolidada na área de bioenergia ou em temas correlatos ainda não plenamente incorporados à cadeia e processos da geração de bioenergia nos trópicos. Terão prioridades os grupos com propostas interdisciplinares com profundidade científica e inovadora em termos de equipe, ações integradoras em C&T com a indústria e grupos internacionais com atuação destacada na área em C&T – bioenergia.
As propostas devem ser enviadas até o dia 25 de novembro por meio do formulário eletrônico disponível na página do CNPq: http://efomento.cnpq.br/efomento/. Os resultados serão divulgados na primeira quinzena de dezembro.
Veja o edital na íntegra:
Edital CT-AGRONEGOCIO/CT-BIOTECNOLOGIA / MCT / CNPq n° 39/2007