Dez veículos elétricos da gama Renault – cinco unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E e dois do Twizy – circularão por ruas, praças e parques de Curitiba a partir de junho, durante a Copa do Mundo, dando suporte às atividades recreativas e culturais, de ronda e patrulhamento. A iniciativa faz parte do projeto Curitiba Eco-elétrico, lançado hoje pela Prefeitura Municipal de Curitiba através de uma parceria com a Aliança Renault-Nissan, Itaipu Binacional e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal. Ao todo, serão quatro fases de implantação, que se estenderão até 2020. O projeto Curitiba Eco-elétrico atende as diretrizes do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável do município, que prevê a implantação de modais de nova geração, com baixo impacto ambiental. Trata-se de uma das primeiras ações da capital paranaense para cumprir as recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul. O projeto foi elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020, e é único no país, devido ao número de veículos elétricos que serão utilizados no serviço público. A primeira fase já está sendo implantada, inicialmente, com foco nos serviços da prefeitura. Para tanto, além dos 10 carros disponibilizados pela Renault, mais três micro-ônibus serão cedidos pela Itaipu Binacional sem custos à Prefeitura, de acordo com contrato em comodato firmado entre as partes. Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo. Na primeira fase, serão implantados 12 eletropostos (totens) de abastecimento em quatro locais considerados estratégicos para os órgãos da Prefeitura envolvidos: rodoferroviária, Secretária Municipal de Abastecimento, Parque Barigui e Parque Tanguá. Estão definidos dois sistemas de abastecimento com cargas de 30 minutos a oito horas. A autonomia varia de acordo com o modelo do veículo. Com a bateria totalmente carregada, o Renault Zoe tem autonomia de 210 Km; o Renault Kangoo Z.E. 125 Km e o Renault Twizy 100 Km. Já os micro-ônibus possuem uma autonomia prevista de 100 Km, quando totalmente abastecidos. O eletroposto consiste em uma estrutura com um cabo que é conectado ao veículo para recarga. Para a segunda fase do projeto (2015-2017), estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga, cartão transporte, recarga dos veículos, parquímetro (estar), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas, wi-fi institucional. Também há a previsão de estudos para implantar soluções de compartilhamento (sharing) de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a serviços de interesse público. As próximas etapas (2018 2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público. (Renault)
Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 1 – 1º andar
Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
(11) 3842-3533 – (11) 3719-0112
© 2019 ANPEI - Todos os direitos reservados.