Aberto à todos interessados, foi realizado no dia 13 de maio a reunião conjunta do Comitê de Fomento e Indústria & Startup para discutir a experiência de startups na utilização de recursos de fomento à inovação. Para esta discussão, a ANPEI recebeu os executivos Lucas Bastos, COO da Horus Aeronaves, e Maristone Gomes, CEO e Fundador da Salvus.
Abrindo o encontro, a Diretora Executiva da ANPEI, Marcela Flores, apresentou a todos a nova data da Conferência ANPEI de Inovação, que será realizada entre 18 e 20 de Novembro de 2020. Aproveitando a pauta do comitê, os participantes foram informados das ações recentes da ANPEI junto ao Governo no cenário do COVID-19 quanto ao Pleito de Aprimoramento da Lei do Bem, como PL 2707/2020, para permitir que as empresas continuem usufruindo dos benefícios mesmo em situação de prejuízo fiscal.
Os coordenadores Luis Frade e Manoel Alexandre Te deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da discussão de novas formas de fomento e colaboração para a inovação frente ao cenário da pandemia.
Salvus: Conectando a Saúde para Melhorar a Vida Das Pessoas
Para iniciar o debate, o convidado Maristone Gomes apresentou a empresa Salvus, que tem como missão transformar a aquisição e gestão dos dados de pacientes, infraestrutura e logística por meio de uma plataforma IoMT, para ajudar os profissionais e empresas a aumentarem a qualidade, segurança e produtividade do setor de saúde.
A proposta de valor da empresa está amparada na redução do desperdício financeiro dos valores investidos na saúde e em auxiliar na redução das falhas humanas e sistêmicas no controle de insumos. Da prova de conceito em 2017 ao protótipo final em 2019, a solução é composta de Sistema Web, Dashboard de Acompanhamento e de Métricas, Sistema Home Care e Aplicativo.
O CEO ressaltou a importância das linhas e programas disponíveis de fomento para que a empresa superasse o Vale da Morte das Startups. Dentre estes programas, para Salvus foi fundamental o acesso ao Programa de Aceleração Porto Digital 2018 Startup Brasil, o Programa 2019 Embrapii/ICT Cesar, e em 2020 o Programa do BNDES + Embrapii/ICT Cesar, sendo este último para a validação de design, validação de produção, clínica, econômica e técnica, e produção em massa.
O convidado deixou a mensagem de que é preciso que a captação de recursos pelas startups sejam transparentes com a sociedade, para que mais empresas tenham conhecimento e acesso, e que estas possam disponibilizar inovações de baixo custo, alinhadas aos problemas da população e que contribuam para o ecossistema.
Horus: Drone Mapping Solution
Com o uso de mais de 40 algoritmos diferentes para análises agronômicas, a Horus tem por foco o mapeamento, análise e tomada de decisão. A empresa oferece aos seus clientes a coleta de informações críticas, gestão eficiente por meio de sistema completo de monitoramento, 20% de aumento da produtividade e redução de 50% no uso de insumos.
Dentre as soluções oferecidas estão mapas de aplicação em taxa variável, análise de linhas, falhas e contagem de indivíduos, otimização da amostragem de solo, alerta de presença de pragas e ervas daninhas, e mapas de deficiência nutricional e monitoramento de previsão de safra.
O executivo Lucas Bastos destacou que o crescimento da empresa, iniciada em 2014, foi possível devido o acesso à diferentes instrumentos de fomento à inovação. Por meio de programas como o Sinapse da Inovação, CERTI, spVentures, AdTechValley, Pulse, Embrapii, P&D Aneel, e o encadeamento tecnológico com a Basf em 2018, a Horus Aeronaves atualmente é referência nacional na tecnologia de drones e processamento de imagem.
O próximo encontro do Comitê Fomento será no dia 17 de junho e o Comitê de Indústria & Startup será em 23 de junho, ambos de forma remota.
Inscreva-se para participar da reunião do Indústria & Startup clicando aqui.