14/06/2016
Na última terça-feira, 07/06, o Google apresentou o Campus São Paulo, espaço destinado a abrigar startups e a conectar empreendedores interessados em criar ou impulsionar novos negócios. As inscrições para a primeira turma do Campus já estão abertas através do link https://www.campus.co/sao-paulo/pt e seguem até 8 de julho. Serão selecionadas 10 startups.
Esse é o primeiro prédio voltado para a Inovação no continente americano – nem os EUA, sede da empresa, possui um desses. Outros cinco já estão em atividade – Londres, Tel Aviv, Varsóvia, Seul e Madri.
Qualquer um poderá usar as instalações do edifício de seis andares e 2,6 mil metros quadrados para realizar um evento destinado a empresas iniciantes de tecnologia. A condição é que seja gratuito. Isso inclui um auditório para 100 pessoas, sala de aula para 50 pessoas e três andares destinados a “coworking” (trabalho colaborativo). O Campus de Londres, inaugurado em 2010, já tem 60 mil membros da comunidade. O de São Paulo já tem mais de 7 mil. O Campus ficará aberto ao público das 9h às 19h e não fecha para empreendedores.
“O Google é até hoje considerado uma startup, pois ele começou pequeno e se tornou grande como é hoje”, pontuou André Barrence, diretor do Google Campus São Paulo. Dois dos seis andares do Campus abrigarão um café, o qual qualquer um poderá frequentar, desde que se cadastre no site do projeto. Além de incentivar a ida de pessoas da comunidade, o espaço terá atividades voltadas a startups, como sessões de mentoria (orientação de especialistas em negócios) e ações voltadas a mães empreendedoras.
Uma das peculiaridades do Campus de São Paulo é o Programa de Residência. Nele, cerca de dez startups selecionadas serão abrigadas no prédio por no mínimo seis meses. Durante esse período, terão acesso a todos os recursos do Google. A empresa informa que não exigirá, em contrapartida, uma participação acionária na startup, prática comum em iniciativas voltadas a startups, como aceleradoras ou incubadoras. A seleção irá priorizar projetos que ataquem problemas sociais e tenham uma equipe diversa. “Queremos selecionar as melhores ideias e não aquelas ideias que podem pagar para estar aqui”, completa Berrance.
Serviço:
Término das inscrições: 08/07/2016
Anúncio das startups escolhidas: 05/08/2016
Data limite para instalação da startup no Campus: 19/08/2016
Início do programa: 22/08/2016
(Convergência Digital)