Projetos podem gerar produtos e negócios inéditos
Estão abertas as inscrições para seleção dos projetos de pesquisa que farão parte do Programa de Incentivo à Inovação (PII) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadores da UFMG podem inscrever projetos de base tecnológica até 31 de março. O edital e o formulário de inscrições está disponível no site: www.inova.ufmg.br.
O PII é uma iniciativa do Sebrae-MG e da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com objetivo de aproveitar o conhecimento gerado nas universidades para criar negócios ou transferir tecnologia para empresas.
O programa é dividido em duas etapas. Na primeira serão selecionados 20 projetos que passarão por um estudo de viabilidade técnica, econômica, comercial e de impacto ambiental e social. Os dez melhores estudos recebem recursos para o desenvolvimento do protótipo do produto e do plano de negócios.
Para o gerente do Sebrae-MG, Anízio Dutra Vianna, “o PII promove a aproximação das demandas do setor produtivo com a comunidade acadêmica, trazendo benefícios como a criação de emprego, renda e arrecadação por meio das empresas e produtos gerados”, afirma.
O PII já foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Nas quatro universidades foram gerados 80 projetos. Alguns deles foram transformados em produtos, processos e serviços inovadores (veja quadro).
Na UFMG, o PII é realizado em parceira com Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inova) e Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep).
Lançamento do PII na UFMG 18de março, às 15 horas
Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)
avenida Antônio Carlos, nº 6.627
Informações: (31) 3409-6787 ou projetos@inova.ufmg.br
(Fonte: Sebrae-MG – http://www.farolcomunitario.com.br/mg_005_0360.htm)