31/05/2016
Está oficializada a troca de comando na Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, o órgão central de normas e procedimentos para o uso, e especialmente a contratação, de serviços de TI na administração federal. O novo secretário é Marcelo Pagotti. Cristiano Heckert deixa o posto depois de pouco mais de um ano à frente do que era então ainda a SLTI.
A nomeação, antecipada pelo blog Capital Digital, foi publicada hoje, 31/05, no Diário Oficial da União. Marcelo Pagotti é funcionário de carreira do Banco do Brasil e tem duas décadas de experiência com a área de tecnologia. Foi, por exemplo, diretor de Negócios de Processamento de Documentos da Cobra Tecnologia, na gestão de Luiz Carlos Azevedo, em 2010. No mesmo período chegou a acumular função com a Diretoria de Negócios de Infraestrutura em TI.
Natural de Pedreira, interior de São Paulo, o novo secretário tem formação em Tecnologia da Informação e MBA concedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo o MPOG, Pagotti, já coordenou a aquisição e instalação de dispositivos e também a implantação de diversos projetos de TI no Banco do Brasil.
Segundo o ministério, a principal meta do novo secretário é ampliar o acesso de serviços públicos remotos. “Não existe a necessidade de um jovem, idoso ou uma pessoa com deficiência ir a uma agência governamental para obter a cópia de um documento ou uma declaração”, diz o novo secretário. Para ele, o acesso aos serviços deve ser feito por equipamentos móveis, tablets e computadores.
(Convergência Digital)