A Financeira BRB, única na modalidade pública do Brasil, visando crescer e se posicionar no mercado de crédito brasileiro, implementou o software de gestão da TOTVS para agilizar a concessão de empréstimo consignado em folha de pagamento e apoiar sua expansão nacional. A adoção possibilitou o estabelecimento de correspondentes em diferentes localidades do país, devido à capacidade de acesso remoto da ferramenta, e conferiu velocidade às operações. O resultado do projeto veio naturalmente. Em setembro de 2014, três anos após a adoção da solução da TOTVS, a Financeira BRB registrou R$ 1 bilhão de ativos e mais de 55 mil contratos de crédito, passando a ocupar o 13º lugar no ranking do Banco Central em Operações de Crédito. Em 2011, registrava aproximadamente R$ 3 milhões. Até 2011, a empresa pertencente ao Banco de Brasília, utilizava um sistema proprietário, que não supria as suas necessidades. Além disso, muitos processos eram realizados manualmente, o que inviabilizava o crescimento da financeira. Para possibilitar seu desenvolvimento, a empresa buscou, por meio de edital, uma tecnologia que atendesse as suas demandas com rentabilidade e segurança. A adoção do sistema da TOTVS permitiu à financeira automatizar a maior parte dos processos operacionais, aumentar o desempenho das equipes, reduzir os custos e, principalmente, garantir a continuidade da operação. Tudo isso de forma simples e ágil, conferindo assertividade ao atendimento aos clientes e aos correspondentes. Na ferramenta anterior, as lojas não tinham acesso remoto, nem interação via web com a financeira, o que dificultava a concessão de crédito e a atuação em diferentes localidades. Por isso, após captar uma proposta, era necessário levá-la pessoalmente à empresa, que designava um colaborador para analisá-la, manualmente, e cadastrá-la no sistema de operação de crédito. A interação de forma presencial dos correspondentes com a Financeira BRB impossibilitava a atuação em outras localidades, além de Brasília, onde está a sede da companhia. O acesso ao sistema de gestão por terceiros conferiu mobilidade e rapidez à operação, ao permitir que os próprios correspondentes inserissem as propostas na ferramenta. Essa facilidade contribuiu para a expansão da companhia, que hoje conta com três lojas, duas em Brasília, uma em Goiânia, e dez correspondentes que atuam em todo o Brasil. Além de simplificar o envio das informações à sede, a solução também reduziu o tempo de aprovação das propostas, após a inclusão no sistema, em torno de 50%. Hoje, em menos de 15 minutos, o solicitante sai da loja com o contrato assinado e o crédito na conta corrente. A solução da TOTVS foi implementada nas áreas comercial, contábil, de análise e de gestão do crédito da Financeira BRB. Toda a operação foi beneficiada pela ferramenta, desde a celebração dos convênios com as empresas, à gestão dos correspondentes, passando pelo cadastro de clientes, aprovação da proposta, crédito na conta corrente do contratante e o débito na folha de pagamento da instituição. Pela solução, também é possível acompanhar processos internos, como validação dos aspectos legais junto ao Banco Central, contabilidade e operações em atraso. Visando conferir fluidez a operação, as informações da Financeira BRB são integradas a sistemas legados do Banco de Brasília, como conta corrente e movimentação de TED, conferindo agilidade ao atendimento ao cliente. Além disso, aproximadamente 400 pessoas têm acesso ao sistema, entre colaboradores da Financeira BRB, funcionários dos pontos de atendimento do banco, correspondentes e demais envolvidos nos processos de gestão do crédito e da carteira de empréstimos e financiamentos da empresa. Atualmente, a integração é tão completa que é impossível pensar na operação de crédito consignado público, na Financeira BRB, sem a sustentação das soluções oferecidas pela TOTVS e a equipe de pessoas altamente qualificadas da companhia, revela Miguel Fernandes, superintendente da Financeira BRB. Além do software de gestão, a TOTVS oferece a financeira um atendimento diferenciado, por meio de uma equipe exclusiva, visando manter a evolução constante do sistema. Desta forma, as demandas são atendidas com agilidade, pois o desenvolvimento, homologação e produção não precisam aguardar a formatação da solução para os demais clientes. Nesse modelo de adoção, de sistema em satélite, a empresa ganha dinamismo em relação às atualizações, garantindo maior produtividade ao reduzir o tempo de entrega da tecnologia. No início do projeto, a TOTVS enviou uma equipe de profissionais altamente qualificados à Brasília para entender o nosso negócio e as nossas necessidades. Esse contato foi fundamental para que tivéssemos êxito na migração dos sistemas e na utilização dos serviços adquiridos. Hoje, a companhia entende a essência do nosso negócio, as nossas necessidades urgentes e críticas e age, tempestivamente, quando uma resposta rápida é necessária, informa André Perezino, presidente da Financeira BRB. Essencialidade. Por meio dessa premissa conduzimos o relacionamento com os nossos clientes, visando, sempre, conhecer de perto a sua realidade e oferecer soluções alinhadas às demandas de cada negócio para que possamos ajudá-los a crescer e competir em seu mercado de atuação, finaliza David Terra, diretor do segmento de Financial Services da TOTVS. (TOTVS)

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901
Comunicação: comunicacao@anpei.org.br
Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br
© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.