Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • A ANPEI
    • História e Governança
    • Conselho Consultivo
    • Agenda Geral
  • Articulação
    • Articulação para Inovação
    • Lei do Bem
    • Associados
  • Calendário 2025
  • Cursos
    • Innovation Architect
  • Colaboração
    • Conferência ANPEI de Inovação
    • Enrich in LAC
    • Parcerias Institucionais
    • Comitês
      • Gestão da Inovação
      • Fomento
      • Inovação Aberta
      • Propriedade Intelectual
  • Conteúdo
    • BLOG
    • Central de conteúdos
  • Contato
    • Canal de denúncias
  • Associe-se
PrevWongtschowski defende inovação para aumento da produtividade12 dezembro 2014NextGE entrega primeira fase de pesquisa inovadora para a Confederação Brasileira de Canoagem12 janeiro 2015
  • ANPEInews

Solução da TOTVS apoia expansão nacional da Financeira BRB e contribui para crescimento expressivo da companhia

9 de janeiro de 2015in ANPEInews 0 Comments 0 Likes

A Financeira BRB, única na modalidade pública do Brasil, visando crescer e se posicionar no mercado de crédito brasileiro, implementou o software de gestão da TOTVS para agilizar a concessão de empréstimo consignado em folha de pagamento e apoiar sua expansão nacional. A adoção possibilitou o estabelecimento de correspondentes em diferentes localidades do país, devido à capacidade de acesso remoto da ferramenta, e conferiu velocidade às operações. O resultado do projeto veio naturalmente. Em setembro de 2014, três anos após a adoção da solução da TOTVS, a Financeira BRB registrou R$ 1 bilhão de ativos e mais de 55 mil contratos de crédito, passando a ocupar o 13º lugar no ranking do Banco Central em Operações de Crédito. Em 2011, registrava aproximadamente R$ 3 milhões. Até 2011, a empresa pertencente ao Banco de Brasília, utilizava um sistema proprietário, que não supria as suas necessidades. Além disso, muitos processos eram realizados manualmente, o que inviabilizava o crescimento da financeira. Para possibilitar seu desenvolvimento, a empresa buscou, por meio de edital, uma tecnologia que atendesse as suas demandas com rentabilidade e segurança. A adoção do sistema da TOTVS permitiu à financeira automatizar a maior parte dos processos operacionais, aumentar o desempenho das equipes, reduzir os custos e, principalmente, garantir a continuidade da operação. Tudo isso de forma simples e ágil, conferindo assertividade ao atendimento aos clientes e aos correspondentes. Na ferramenta anterior, as lojas não tinham acesso remoto, nem interação via web com a financeira, o que dificultava a concessão de crédito e a atuação em diferentes localidades. Por isso, após captar uma proposta, era necessário levá-la pessoalmente à empresa, que designava um colaborador para analisá-la, manualmente, e cadastrá-la no sistema de operação de crédito. A interação de forma presencial dos correspondentes com a Financeira BRB impossibilitava a atuação em outras localidades, além de Brasília, onde está a sede da companhia. O acesso ao sistema de gestão por terceiros conferiu mobilidade e rapidez à operação, ao permitir que os próprios correspondentes inserissem as propostas na ferramenta. Essa facilidade contribuiu para a expansão da companhia, que hoje conta com três lojas, duas em Brasília, uma em Goiânia, e dez correspondentes que atuam em todo o Brasil. Além de simplificar o envio das informações à sede, a solução também reduziu o tempo de aprovação das propostas, após a inclusão no sistema, em torno de 50%. Hoje, em menos de 15 minutos, o solicitante sai da loja com o contrato assinado e o crédito na conta corrente. A solução da TOTVS foi implementada nas áreas comercial, contábil, de análise e de gestão do crédito da Financeira BRB. Toda a operação foi beneficiada pela ferramenta, desde a celebração dos convênios com as empresas, à gestão dos correspondentes, passando pelo cadastro de clientes, aprovação da proposta, crédito na conta corrente do contratante e o débito na folha de pagamento da instituição. Pela solução, também é possível acompanhar processos internos, como validação dos aspectos legais junto ao Banco Central, contabilidade e operações em atraso. Visando conferir fluidez a operação, as informações da Financeira BRB são integradas a sistemas legados do Banco de Brasília, como conta corrente e movimentação de TED, conferindo agilidade ao atendimento ao cliente. Além disso, aproximadamente 400 pessoas têm acesso ao sistema, entre colaboradores da Financeira BRB, funcionários dos pontos de atendimento do banco, correspondentes e demais envolvidos nos processos de gestão do crédito e da carteira de empréstimos e financiamentos da empresa. “Atualmente, a integração é tão completa que é impossível pensar na operação de crédito consignado público, na Financeira BRB, sem a sustentação das soluções oferecidas pela TOTVS e a equipe de pessoas altamente qualificadas da companhia”, revela Miguel Fernandes, superintendente da Financeira BRB. Além do software de gestão, a TOTVS oferece a financeira um atendimento diferenciado, por meio de uma equipe exclusiva, visando manter a evolução constante do sistema. Desta forma, as demandas são atendidas com agilidade, pois o desenvolvimento, homologação e produção não precisam aguardar a formatação da solução para os demais clientes. Nesse modelo de adoção, de sistema em satélite, a empresa ganha dinamismo em relação às atualizações, garantindo maior produtividade ao reduzir o tempo de entrega da tecnologia. “No início do projeto, a TOTVS enviou uma equipe de profissionais altamente qualificados à Brasília para entender o nosso negócio e as nossas necessidades. Esse contato foi fundamental para que tivéssemos êxito na migração dos sistemas e na utilização dos serviços adquiridos. Hoje, a companhia entende a essência do nosso negócio, as nossas necessidades urgentes e críticas e age, tempestivamente, quando uma resposta rápida é necessária”, informa André Perezino, presidente da Financeira BRB. “Essencialidade. Por meio dessa premissa conduzimos o relacionamento com os nossos clientes, visando, sempre, conhecer de perto a sua realidade e oferecer soluções alinhadas às demandas de cada negócio para que possamos ajudá-los a crescer e competir em seu mercado de atuação, ” finaliza David Terra, diretor do segmento de Financial Services da TOTVS. (TOTVS)

0 Likes
Deixe uma resposta

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Seu nome:*

Seu e-mail:*

Posts recentes

ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
ANPEI RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO INTEGRAL DO ORÇAMENTO DO FNDCT EM 2025
1.11.2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
ANPEI defende revisão do plano de carreiras do INPI em 2024
25.06.2024
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
ANPEI apoia orçamento integral para a Fapesp em 2025
9.05.2024

Categorias

  • ANPEInews (7.847)
  • Apoio Institucional (10)
  • Articulação (29)
  • Associação de Inovação (25)
  • Cadastre-se (2)
  • Comitês (46)
  • Conferência ANPEI (20)
  • Contato (2)
  • Cooperação (7)
  • Cooperação para Inovação (23)
  • Desenvolvimento & Inovação (11)
  • desenvolvimento sustentável (1)
  • Destaques (453)
  • Educação Executiva (1)
  • Educanpei (167)
  • Eleições (2)
  • FNDCT (1)
  • Fomento (18)
  • Gestão da Inovação (7)
  • Governo Estadual (3)
  • Governo Federal (11)
  • Guia Prático de Apoio à Inovação (3)
  • IBN (1)
  • ICT-Empresas (4)
  • Imprensa (5)
  • Indústria-Startup (13)
  • Innovation Architect (1)
  • Inovação (7)
  • Inovação Aberta (8)
  • INPI (11)
  • Institutos privados de pesquisa (7)
  • Institutos públicos de pesquisa (9)
  • Inteligência Artificial (2)
  • Internacional (7)
  • Internet das Coisas (1)
  • Lei do Bem (16)
  • Leis de incentivo (36)
  • Nacional (17)
  • NIT (6)
  • Notícias (36)
  • Orçamento para PD&I (1)
  • PD&I (11)
  • Pesquisa (4)
  • Políticas Públicas (11)
  • Programa Nacional (5)
  • Programas Estratégicos (12)
  • Propriedade Intelectual (9)
  • Publicações (13)
  • Recursos (9)
  • Recursos para Inovação (23)
  • Sem categoria (21)
  • Startups (9)
  • Transformação digital (4)

Tags

ambiente de inovação covid-19 evento evento de inovação Fomento Gestão da Inovação Gestão da PI GT Indústria Startup GT Marco Legal indústria 4.0 inovação inovação aberta INPI Interação ICT-Empresa lei do bem MCTIC open innovation propriedade intelectual startups tecnologia

Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio 53 – Butantã – 05508-901

 

Comunicação: comunicacao@anpei.org.br

Gabriela – +55 11 98886-6581
relacionamento@anpei.org.br

Fabio – +55 11 99194-5037
associado@anpei.org.br

© 2024 ANPEI - Todos os direitos reservados.
Nós, da ANPEI, nos preocupamos com a sua privacidade.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e melhorar as iniciativas de marketing.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR